• Lattualita

    GERAL

    São Marcos não terá Rodeio Nacional e programação de Natal em 2021

    Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo e entidades tradicionalistas de São Marcos optaram pela não realização de Festejos Farroupilhas e 12º Rodeio Nacional. Natal de São Marcos manterá apenas decoração

    3 anos atrás

    Apresentação de dança no 11º Rodeio Crioulo Nacional de São Marcos, realizado em 2019

A Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo de São Marcos definiu, junto às entidades tradicionalistas do município, que não será realizado o 12º Rodeio Crioulo Nacional de São Marcos em 2021. O evento deveria ocorrer no próximo mês de dezembro, no Parque Esportivo e Recreativo Albino Antonio Ruaro. Conforme informa a diretora municipal de Cultura e Turismo, Viviane Magalhães, a Cancha de Laço Ricieri Bertolazzi não poderia ser utilizada para o Rodeio, devido à uma ação cível contra a prefeitura que tramita na Justiça. “Explanamos para as entidades todo o momento que estamos vivendo, em relação à covid-19, e também a questão da cancha, que está impossibilitada de ser usada no momento, por causa de uma ação cível que foi aberta há uns 2 anos, por questões de barulho. Isso ocorreu num desses campeonatos de cancha de laço. Eles abriram essa ação, que veio tramitando durante esse tempo e, recentemente, o prefeito Evandro Kuwer teve uma audiência, junto à juíza e ao promotor de Justiça, em que ficou decidido que a prefeitura ia criar um termo para cada entidade que alugasse o local”, revela Viviane.

Conforme detalha, a prefeitura de São Marcos já criou o termo para as entidades tradicionalistas, que está sob avaliação no Ministério Público. “Criamos esse termo e eles vão avaliar se podemos ou não voltar a emprestar a cancha de laço para as entidades. E tem a questão dos decretos estaduais, que também não estavam nos permitindo emprestar, pela questão da pandemia. Então achamos mais conveniente, nesse momento, cancelar o Rodeio de São Marcos, assim como o de Vacaria também foi cancelado”, aponta Viviane Magalhães.

Semana Farroupilha terá apenas ato simbólico na Praça Dante Marcucci

Junto às entidades tradicionalistas de São Marcos, a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo também definiu que o município não terá programação alusiva à Semana Farroupilha. No próximo dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, haverá apenas ato simbólico na Praça Dante Marcucci, com recebimento da Chama Crioula e Hino Rio-Grandense. “Algumas entidades tradicionalistas estarão presentes. Somente isso. Foi uma decisão unânime do pessoal dos Festejos Farroupilhas. Deixamos a critério deles e eles estão bastante cautelosos com essa questão da pandemia. Então decidimos que não haverá apresentações e nenhum tipo de aglomeração, até para dar um bom exemplo pra sociedade”, assinala Viviane Magalhães.

‘Vamos manter a decoração natalina que já tínhamos’

A diretora de Cultura e Turismo também antecipa que São Marcos não terá programação alusiva ao Natal em 2021. “Eu já tinha feito até um projeto para o Natal em março, bem interessante, com uma esperança de que eu pudesse fazer um evento bem grande, já que eu assumi a Secretaria neste ano. Mas aí os números da pandemia aumentaram muito. Então toda a programação que eu tinha planejado não vai mais se realizar. A princípio, vamos manter a decoração natalina que já tínhamos e vou  guardar o projeto para o ano que vem”, pontua Viviane Magalhães.