• Lattualita

    GERAL

    Estado caminha para super safra de inverno: ‘3,7 milhões de toneladas’

    Conforme destaca presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, principais culturas, aveia branca e preta, canola, cevada e trigo devem ocupar área cultivada de 1,5 milhão de hectares

    3 anos atrás

Na manhã desta quarta-feira (23), às 11 horas, em live transmitida simultaneamente pelo Youtube e Facebook, foi realizado o lançamento da estimativa da safra de inverno para 2021 pela Emater/RS-Ascar. “Ela vem na ordem do total da área cultivada com os produtos aveia branca e preta, canola, cevada e trigo, sendo o principal deles o trigo. Em termos de área e produção total destas culturas temos expectativa de 1,5 milhão de hectares plantados e também uma produção estimada em 3,7 milhões de toneladas, de colheita no inverno”, destaca o presidente da Emater, Geraldo Sandri. Segundo ele, trata-se da maior safra dos últimos 7 anos, tanto em área cultivada como em produção. “Mas, se olharmos ao longo da história do Estado, provavelmente poderemos ter aí a maior safra da história para este ano. Isto somado à excelente safra de verão que tivemos, temos aí agricultores capitalizados e que vão gerar bons números para o Rio Grande do Sul como um todo”, observa Geraldo Sandri.


‘É um grande momento para o Estado numa recuperação fantástica’

Live do lançamento da estimativa da safra de inverno para 2021 pela Emater/RS-Ascar


O presidente da Emater/RS-Ascar lembra que uma nova super safra terá reflexo positivo também nas contas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. “Temos aí o governador Eduardo Leiter que está anunciando grandes investimentos já iniciados inclusive em todo o Estado. Também o equilíbrio fiscal do Rio Grande do Sul, algo que não víamos há muito tempo. Então é um grande momento para o Estado numa recuperação fantástica, que veio não só pela boa produção agrícola deste ano, mas em especial pelas reformas que o governo do Estado implementou”, aponta Geraldo Sandri.


Ele ressalta que neste cenário também a Emater atingiu o seu equilíbrio fiscal. “Também fizemos o nosso dever de casa e a Emater/RS-Ascar hoje se encontra com as contas equilibradas em um curto espaço e logicamente que para um futuro temos alguns gargalos importantes que serão sanados”, comemora Geraldo Sandri.


Clima favorável: ‘sem grandes variações preocupantes até setembro’


Também relativo à previsão climática as notícias, conforme o presidente da Emater, são boas para os agricultores gaúchos neste inverno. “Com relação ao clima também o colega Varoni, que é metereologista da Secretaria de Agricultura do Estado, participou do evento também e nos deu boas perspectivas de clima para a safra de inverno, sem grandes variações preocupantes até setembro pelo menos”, relata.