• Lattualita

    GERAL

    Palestra do Frei Jaime Bettega na CIC São Marcos: ‘pandemia é um tempo de muito aprendizado’

    Palestra com Frei Jaime Bettega, no dia 10 de junho, foi aberta à comunidade e transmitida no canal do Youtube da CIC São Marcos

    3 anos atrás

No último dia 10 de junho, a CIC São Marcos realizou palestra online com o Frei Jaime Bettega – de Caxias do Sul -, que teve como tema “Inteligência emocional e espiritual em tempos de pandemia”. O evento online foi aberto à comunidade e transmitido no canal do Youtube da CIC São Marcos. O presidente da entidade, Dorival Perozzo, iniciou agradecendo aos participantes da live e ao Frei Jaime Bettega, por aceitar o convite da CIC para a palestra, e comentou sobre o tema abordado. “A inteligência emocional é uma parte da nossa capacidade cognitiva, é ela quem ajuda a reconhecer, entender e administrar nossas próprias emoções, bem como, nos permite ser mais conscientes, especialmente nos momentos de dificuldade ou pressão. É o fator chave que prediz o êxito pessoal, no ambiente de trabalho e demais esferas da vida”, assinalou Dorival.

Palestra de Frei Jaime Bettega será utilizada por escolas de São Marcos como formação pedagógica

A gerente administrativa financeira da CIC São Marcos, Clenara Chemello, informa que a palestra do Frei Jaime Bettega será utilizada por escolas locais como formação pedagógica. “Ficamos muitos felizes por toda abordagem do Frei Jaime em sua palestra, conduzida com muita sabedoria, e também porque o tema chamou atenção das escolas locais, que procuraram a CIC para utilizar a palestra do Frei como formação pedagógica. A iniciativa partiu da diretora da Escola Pingo de Gente, Denise Bolson, que estendeu o convite as demais escolas e assim a Amor Perfeito e Criança Feliz também utilizarão o conteúdo como formação”, revela Clenara.

Conforme explica, a grade de formação deve ser oportunizada para os professores e deve conter temas atuais. “A própria pandemia que vivemos, momento onde diversos sentimentos se chocam e é preciso muita inteligência emocional para equilibrar. O conteúdo abordado pelo Frei foi de extrema importância para as educadoras das escolas, pois trabalhou a questão emocional das profes, e consequentemente servirá de auxílio para que elas desenvolvam isto com os alunos e suas famílias”, aponta Clenara Chemello.

Ela destaca que, quando a CIC São Marcos decidiu abrir a transmissão das palestras via Youtube, passou a compartilhar os conteúdos com a comunidade. “O resultado nos estimula cada vez mais, pois a participação da comunidade nos surpreendeu. O conhecimento e a informação precisam girar, e já que temos a oportunidade de fazê-lo por meio das palestras, façamos, pois poderá ajudar no desenvolvimento de muitas pessoas”, assinala Clenara Chemello.

‘O coração é transportado de muitos jeitos, mas o principal é através dos caminhões’

Os tópicos abordados na palestra foram: tempos exigentes, mas tempos de muita esperança; reinventar a vida e dar continuidade à caminhada; passar da lamentação à retomada da vida; inteligência emocional e espiritual: viver com significado. O palestrante Frei Jaime Bettega iniciou as suas colocações falando sobre São Marcos, a devoção à Nossa Senhora Aparecida e o Monte Calvário. “São Marcos é muito especial como uma cidade de vida, de avenidas largas e de corações muito generosos. O coração é transportado de muitos jeitos, mas o principal é através dos caminhões, onde vocês invocam a Mãe Aparecida para proteger, abençoar, cuidar quem fica e quem está viajando. Vocês, como são-marquenses, também têm o privilégio de ter o Monte Calvário, um lugar de uma visão muito especial, que permite que a fé também alcance o infinito”, assinalou o frei.

‘Eu penso que daqui a 10 anos nós vamos estar ainda falando da pandemia’


Conforme observou, o período da pandemia da covid-19 deixará muitos aprendizados. “Eu penso que daqui a 10 anos nós vamos estar ainda falando da pandemia. É uma página que está sendo escrita com muitos sentimentos, de medo, incerteza, insegurança. É uma página que tem lágrimas, pela dor da perda, mas também vai ser uma página que daqui a alguns anos nós vamos fazer uma releitura e vamos ver que muita superação aconteceu. Nós vamos ter uma página com muitos registros, que certamente vão nos dizer que a gente foi capaz de superar muitos momentos difíceis. Nós não vamos viver sem a dor da perda, porque toda perda por si só já é dolorida e a gente não esquece. A partida dos nossos pais, por exemplo, quem não tem mais pai ou mãe, sempre parece que foi ontem, que faz pouco tempo, e às vezes os anos já são muitos. Mas olha só, a pandemia está nos ensinando também a perceber o que de fato tem valor na nossa vida, então não é um tempo perdido, é um tempo de muito aprendizado. Nós estamos passando por uma transformação, onde a gente descobriu aquilo que não tinha se dado conta. E nessa descoberta eu tenho certeza que todos nós nos tornamos pessoas melhores”, destacou o Frei Jaime Bettega.

Inteligência emocional: ‘parar de reclamar, agradecer mais e perdoar’

Conforme observou, é necessário inteligência emocional para guardar o que a pandemia ensinou. “A paciência, a capacidade de ver o positivo e não só o negativo. Eu acho que pra nós, principalmente quem tem origem italiana, ser inteligente emocionalmente depois de uma pandemia ou saindo de uma pandemia é parar de reclamar e agradecer mais. Uma outra questão da inteligência emocional que a pandemia nos ajudou é sobre perdoar. Guardar mágoas, guardar rancor, olha como falta inteligência para quem se acha no direito de odiar”, assinalou o frei.

Conforme salientou, é preciso inteligência emocional para conviver com opiniões diferentes. “A maioria que está aqui hoje faz parte da CIC São Marcos. Por que existe entidades de classe? Porque São Marcos tem uma associação de motoristas? Porque é preciso estar junto. E para estar lado a lado, pessoas diferentes pensando de forma diferente, tendo uma cosmovisão, só com inteligência emocional”, apontou o Frei Jaime Bettega. Ele também comentou sobre a inteligência espiritual no ponto de vista cristão. “Ela está nesse âmbito da fé, da esperança, e da caridade, que seria o tripé, os três pés que seguram a nossa vida espiritual. Ser inteligente espiritualmente é ser capaz de ter fé”, destacou o frei.

‘Se a gente está vivo, essa é a vitória, esse é o prêmio, é o momento especial de recomeçar’

O palestrante ressaltou que é necessário recomeçar após as perdas e agradecer por estar vivo. “Eu acho que nós somos privilegiados, porque a gente teve justamente um tempo para ficar em casa, para se cuidar. Claro que, com tudo isso, os empresários, os funcionários, todos nós tivemos que refazer cálculos, sem saber como que iria dar conta do recado. Muita gente perdeu tudo e muita gente perdeu o principal, que são as pessoas mais queridas. Agora nós precisamos nos refazer, precisamos nos colocar de novo a caminho. Se nós temos saúde, nós temos que agradecer e não lamentar perdas. Até porque, se a gente está vivo, essa é a vitória, esse é o prêmio. Esse é o momento especial de recomeçar”, frisou o frei Jaime Bettega. A palestra na íntegra está disponível no canal da CIC São Marcos no youtube (acesse aqui https://www.youtube.com/watch?v=nJ8u38fk_lc)