• Lattualita

    SAúDE

    2 novos médicos assumem atendimento em postos de saúde de São Marcos

    Médica natural do Acre e médico são-marquense atenderão nos ESF’s dos bairros Industrial e Francisco Doncatto, respectivamente, substituindo médicas cubanas que deixaram o município em novembro

    6 anos atrás

São Marcos passa a contar com dois novos médicos até esta sexta-feira, dia 14 de dezembro. Nesta quinta (13), Marcela Silva Gonçalves, médica natural do Acre e formada em Rondônia, passará a atuar na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Luiz Nicoletti, do bairro Industrial. Já na sexta, o médico são-marquense Pedro Dante Soldatelli passa a atender na ESF Francisco Doncatto. São Marcos estava com déficit de médicos desde o último dia 19 de novembro, quando as médicas cubanas Gisela Correa Lara e Milainis Telles Marte encerraram os trabalhos no município. “A chegada desses novos médicos nos deixa bem mais tranquilos e felizes em poder estar atendendo melhor a população. Já estávamos atendendo toda a comunidade aqui pelo Centro Municipal de Saúde, só que eles tinham o trabalho de vir até aqui. Agora serão retomados os atendimentos por microárea”, informa Maristela Lunedo, secretária municipal de Saúde de São Marcos.

Ela elogia os profissionais que assumirão os dois ESF’s até o final desta semana. “São pessoas com muita vontade de trabalhar e que, pela primeira conversa, vemos que estão dispostas ao trabalho humanizado, fazer todo o trabalho de uma Estratégia de Saúde da Família, que é trabalhar com todas as questões de política pública de saúde. Isso inclui também as visitas domiciliares aos pacientes que não conseguem se deslocar até os postos de saúde”, detalha Maristela. Conforme a secretária municipal de Saúde, São Marcos ainda aguarda mais um médico para atuar na ESF do bairro São José. “Como o governo está abrindo outros editais, acredito que logo se credencie um novo médico. Temos informação de mais um médico que está tentando se credenciar para trabalhar aqui em São Marcos”, antecipa Maristela Lunedo.