-
CORONAVíRUS
SAúDE
Prefeitura de São Marcos publica decreto com novas medidas restritivas para combate à pandemia da covid-19
Permanência em praças, parques e quaisquer espaços públicos está proibida. A entrada em bares, restaurantes e congêneres será permitida até às 22h e o fechamento do estabelecimento até às 23h59
3 anos atrás
Nesta quinta-feira, dia 10 de junho, a prefeitura de São Marcos publicou decreto que adere ao Plano de Ação da região nº26 – elaborado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) -, que prevê medidas de enfrentamento e controle à disseminação da covid-19. As novas regras já estarão válidas a partir desta sexta-feira (11).
De acordo com o novo decreto, está proibida a permanência em praças, parques e quaisquer espaços públicos, só sendo permitido ir e vir e realização de prática esportiva, com ressalva, também, para a feira livre na Praça Dante Marcucci, em dias e horários pré-determinados. A entrada em bares, restaurantes e congêneres será permitida até às 22h e o fechamento do estabelecimento até às 23h59. Fica vedado em todo o município música ao vivo, em estabelecimentos fechados ou abertos. Também está proibida a realização de eventos com público presencial, de qualquer espécie.
Confira 4 ações sugeridas aos municípios pelo Plano de Ação Regional da Amesne
Além das medidas restritivas, o Plano de Ação Regional da Amesne prevê outras quatro ações a serem realizadas pelos municípios da associação. A primeira delas aponta que, identificando o percentual de contaminação acima de 70% nas faixas etárias de 20-59 anos nos últimos meses, sendo estes o público de mercado de trabalho, em sua grande maioria sem cobertura vacinal, o município deve executar campanha de testagem pela vida com parcerias público-privadas. A segunda ação sugere o monitoramento dos pacientes positivos isolados, pela Secretaria Municipal da Saúde, incluindo fiscalização para verificar se estão sendo cumpridas as orientações. No acompanhamento do paciente, pode-se orientar a reconsulta e avaliação médica aos quadros clínicos que tiverem piora, evitando desta forma internações tardias. A meta de checagem quanto ao cumprimento do isolamento domiciliar é de 10% do total de contaminados diário.
Outra ação sugerida pela Amesne é uma campanha institucional de conscientização para o cumprimento dos protocolos obrigatórios e variáveis inerentes ao Sistema 3As de monitoramento, com utilização da ficha de auto avaliação dos protocolos obrigatórios inerentes ao Sistema 3As. O Plano de Ação também propõe a fiscalização dos protocolos obrigatórios e variáveis inerentes ao Sistema 3As, inclusive nos serviços essenciais e utilização do Termo de Responsabilidade Sanitária com entidades, associações, empresas, e outros.
Compra de testes de covid-19: ‘entramos em contato com o Cisga’
Municípios como Farroupilha e Nova Petrópolis estão investindo na compra de testes de covid-19, para empregados do comércio e outros trabalhadores. Questionada pela reportagem do L’Attualità se São Marcos também investirá na aquisição de testes, a prefeitura, através da assessora de imprensa Paola Vedovelli informa que já entrou em contato com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), do qual o município faz parte. “Está sendo verificado junto ao Cisga o que se poderia comprar de teste de antígeno de covid-19. Eles informaram que na semana que vem terão alguma resposta da quantidade de testes disponíveis”, detalha Paola Vedovelli.
Três novos fiscais foram contratados para verificar descumprimento de medidas
Conforme informa a prefeitura de São Marcos, na primeira semana de junho foram contratados três novos fiscais para intensificar as ações de fiscalização do cumprimento das medidas, inclusive no fim de semana. O número para denúncias é (54) 9 96769629, pelo qual é possível realizar registros de denúncias através do WhatsApp. A Brigada Militar, através do 190, também pode verificar denúncias de aglomeração