• Lattualita

    SAúDE

    VACINAçãO CONTRA A GRIPE

    Vacinação contra a gripe em São Marcos: terceira etapa inicia nesta quarta-feira (9)

    Na terceira fase, campanha vacinará doentes crônicos, pessoas com deficiência, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo, segurança e salvamento

    3 anos atrás

Nesta quarta-feira, dia 9 de junho, inicia a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em São Marcos. A partir desta data, pessoas portadoras de doenças crônicas, independentemente da idade, assim como caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo e das forças de segurança e salvamento, poderão receber a vacina trivalente – que previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B. A Vigilância Epidemiológica de São Marcos alerta para o intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a covid-19 e a gripe, devendo sempre priorizar a vacina contra a covid-19 (desde que faça parte do grupo prioritário).

Serão realizadas ações de vacinação contra a gripe no Centro Alexandre Zaniol, nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), das 14h às 17h, no modelo drive thru. Além do público alvo da terceira fase da campanha, também poderão receber a vacina nesses dias todas as pessoas que se enquadram na fase 1 e 2 da campanha e ainda não compareceram para a vacinação: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e professores.

São Marcos já vacinou 2.782 pessoas contra a Influenza

Até o momento foram aplicadas 2.782 doses da vacina contra a Influenza em São Marcos. O grupo com maior cobertura vacinal são os professores (76,6%) e o segundo maior índice pertence ao grupo das crianças (67,8%). Os idosos compõem o grupo com menor cobertura vacinal, o índice está em 33,5%, o que corresponde a 1.389 pessoas vacinadas. Conforme a Vigilância Epidemiológica de São Marcos, o objetivo das ações de vacinação desta semana é, além de iniciar a 3ª fase da campanha, ampliar a cobertura vacinal de todos os grupos, incluindo aqueles que pertencem a 1ª e 2ª fase.

Não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, bem como doenças febris agudas e Guillain-Barré (período de 30 dias). Também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para covid-19.