• Lattualita

    ESPORTES

    São-marquense Fabrício Michelin conquista 1º lugar na abertura do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021

    Campeonato Gaúcho de Enduro teve primeira etapa realizada no último dia 15 de maio, na cidade de São Valentim do Sul. Representantes do Trail Clube Parceiros da Lama, de São Marcos, destacaram-se em suas colocações

    3 anos atrás

O Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021 iniciou no último dia 15 de maio, na cidade de São Valentim do Sul, com etapa válida também pela Copa RS de Enduro. Os representantes do Trail Clube Parceiros da Lama, de São Marcos, novamente destacaram-se no campeonato, obtendo as primeiras colocações em 4 categorias.

Campeão da Over 45 na edição de 2020, Fabrício Michelin conquistou o 1º lugar da mesma categoria na primeira etapa do Gaúcho de 2021. “Essa categoria é para pilotos que tem 45 anos ou mais e não importa o tipo de moto nem o nível de piloto, é uma opção do piloto participar dessa Over 45. Eu já participei da categoria Master, que é a mais forte, durante 7 anos. Mas como eu não tenho treinado muito e tenho pilotado praticamente só nas provas, estou participando da Over 45, que tem uma média de velocidade um pouco menor”, explica Fabrício, que participa de provas da modalidade desde 1997 e retornou ao Enduro de Regularidade em 2020, após uma pausa de 4 anos de competições oficiais.

Outros pilotos são-marquenses que participaram do Campeonato Gaúcho de Enduro e, ao final, obteram excelentes resultados foram: Tadiano Menegon (3º lugar na categoria Over 40), Cliciano e Eleandro Rizzon (4º lugar na categoria Duplas Graduados), Alexandre Pedrotti e Everton Sandi (4º lugar na categoria Duplas Estreantes).

Tadiano Menegon, 3º lugar na categoria Over 40

Na modalidade Regularidade os pilotos seguem uma planilha (mapa que é entregue pelos organizadores, poucas horas antes do início da competição) que contém o odômetro (metragem), o desenho do local, as médias de velocidade e o tempo em que cada um deverá passar em cada local desenhado. Durante o percurso, existem postos de controle (PC´s), porém suas localizações não são informadas. Para cada segundo de atraso, que o piloto passar por esses postos de controle, o piloto perde 01 ponto e para cada segundo de adianto, o piloto perde 03 pontos. Caso o competidor não passe em algum PC, ele é punido com 1.900 pontos. Caso passe no sentido contrário ao indicado na planilha, ele é punido com 900 pontos.

Competição reuniu 120 pilotos gaúchos e catarinenses

A primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade 2021 reuniu 120 pilotos do Estado e também catarinenses, em um trajeto composto de trilhas de mato, que mesclavam trilhas rápidas, com subidas e descidas mais travadas, com muita pedra lisa, exigindo muito dos competidores no quesito físico. O trajeto teve 100 km de muita adrenalina, que também exigiram muita atenção à navegação (planilha). A competição durou 4 horas e 40 minutos. As próximas etapas acontecem em Três Coroas (12 de junho), Casca (24 de julho), Cambará (21 de agosto), São Marcos (25 de setembro), Sapiranga (16 de outubro) e Canela/Osório/São Chico (Pampas Retrô) em 13 e 14 de novembro.

Paralelamente ocorre a Copa RS de Enduro, que iniciou em janeiro, no município de Osório. As próximas etapas serão realizadas em Três Coroas (12 de junho), Cambará (21 de agosto), Sapiranga (16 de outubro), Gravataí (6 de novembro) e Morro Reuter (11 e 12 de dezembro).

Conforme explica o piloto são-marquense Fabrício Michelin, o Campeonato Gaúcho é o mais forte e tradicional, mas, devido às bandeiras do Distanciamento Controlado, as primeiras etapas da Copa RS de Enduro foram realizadas primeiro. “Nós, do Parceiros da Lama, também participamos dessas etapas da Copa. Todos os anos são realizados esses dois campeonatos. O Campeonato Gaúcho tem algumas etapas que também valem pra Copa RS e vice-versa. Mas o Gaúcho é mais pulverizado. A Copa RS é mais concentrada na região dos campos, região mais metropolitana. Eles fazem uma copa antiga para desenvolver novos talentos, novos pilotos, já o Gaúcho é uma competição mais abrangente, com etapas mais centrais. Por isso que existem os dois campeonatos e nós estamos participando dos dois”, assinala Fabrício Michelin.