• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Vacinação contra covid-19 em São Marcos: pessoas com mais de 60 anos e maiores de 18 anos com comorbidades serão imunizados nesta quarta-feira (26)

    Aplicação da 1ª dose da vacina AstraZeneca acontece no Centro Alexandre Zaniol, das 8h às 11h30. 422 são-marquenses aguardam 2ª dose da CoronaVac

    4 anos atrás

Nesta quarta-feira, dia 26 de maio, em São Marcos, acontece ação de vacinação contra covid-19 no Centro Alexandre Zaniol, das 8h às 11h30, para aplicação da 1ª dose da vacina AstraZeneca (FioCruz). Poderão se vacinar pessoas com deficiência permanente (mesmo sem Benefício de Prestação Continuada – BPC), pessoas com comorbidades maiores de 18 anos e pessoas com mais de 60 anos. A vacinação também está aberta durante a semana, todas as manhãs, na Secretaria Municipal da Saúde.

Nesta semana, a aplicação da 2ª dose da vacina AstraZeneca ocorre na quinta-feira (27), para idosos com mais de 81 anos ou que fizeram a 1ª dose em 4 de março, e, na sexta-feira (28), para idosos com 80 anos que fizeram a 1ª dose em 5 de março. Conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde, a aplicação da 2ª dose da Coronavac está temporariamente suspensa devido à falta da vacina. As últimas 378 doses recebidas já foram aplicadas até a último sábado (22). Idosos que ainda estão com atraso para a 2ª aplicação devem aguardar novas orientações, que serão divulgadas assim que a Secretaria Estadual de Saúde informar a chegada de novo lote de doses.

422 pessoas estão na fila de espera para receber 2ª dose da CoronaVac

De acordo com a secretária municipal da Sáude, Maristela Lunedo, na última semana 800 pessoas ainda aguardavam receber a 2ª dose da CoronaVac. Contudo, até o último sábado, 22 de maio, foram aplicadas 378 novas doses da vacina, restando 422 pessoas na fila de espera. “Na quinta-feira (20) veio uma remessa de 420 doses da CoronaVac para segunda dose, só que cada frasco está dando para extrair apenas 9 doses. O Ministério da Saúde manda como se fosse 10 doses cada frasco, só que os municípios estão conseguindo extrair somente 9. O Estado levantou essa questão junto à Anvisa e eles continuam dizendo que são 10 doses”, explica a secretária da Saúde.

Conforme informa, ainda não há previsão do recebimento de novas doses da CoronaVac. “Não sei o que vai ser feito para que venha mais. Se vai ser remanejado de algum município que tenha sobrando, por exemplo. Eles estão estudando o que vão fazer. Por enquanto está vindo Astrazeneca”, assinala Maristela. Até esta segunda-feira, dia 24 de maio, 5.229 são-marquenses já receberam a 1ª dose de vacina contra a covid-19 e 2.671 já receberam a segunda dose, concluindo o ciclo completo de imunização.

Pfizer: ‘é uma vacina com uma refrigeração e dosagem diferentes’

Questionada pela reportagem sobre o recebimento da vacina Pfizer, que já está sendo aplicada em Porto Alegre, Maristela acredita que logo a vacina fabricada nos Estados Unidos chegará a São Marcos. “A Pfizer são duas doses, com intervalo mínimo de 21 dias entre uma e outra. Mas todas as equipes precisam estar treinadas, tem toda uma logística, porque é uma vacina com uma refrigeração e dosagem diferentes. Ela é um pouco mais delicada. Faremos treinamento com o Estado e depois nós que treinaremos a equipe de São Marcos. Já tivemos uma reunião sobre isso”, antecipa Maristela Lunedo.