-
COLUNISTAS
Crisiane Venson - fonocrisvensonbacha@gmail.com
Você tem cuidado de sua saúde auditiva?
Leia artigo da fonoaudióloga Crisiane Venson
4 anos atrás
Assim como cuidamos do resto do corpo, devemos nos preocupar com a saúde auditiva, para garantir o prazer de ouvir os sons da natureza, escutar músicas, orientarmo-nos no espaço e manter diálogos com as pessoas. Ouvir bem possibilita momentos de partilha, de ensinamentos e de troca.
A perda auditiva tem efeitos nocivos quando não diagnosticada e tratada devidamente, tem impacto na linguagem, na comunicação, na vida acadêmica e, entre outros, está associada a aceleração da perda cognitiva.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2050, 1 a cada 4 pessoas apresentará algum grau de perda auditiva. Muitas causas da perda auditiva podem ser controladas e prevenidas, como é o caso da exposição à ruído, de doenças evitáveis por meio de vacinação e infecções no ouvido. Com investimento em prevenção e tratamento destas doenças, 60% das perdas auditivas podem ser evitadas.
Sabe-se que os cuidados com a saúde auditiva passam despercebidos por muitos. Seguem algumas recomendações para manter a sua saúde auditiva:
Proteja-se do excesso de ruídos
A perda auditiva provocada por ruído excessivo é uma doença vagarosa e cumulativa que aumenta ao longo do tempo. Os ruídos advindos do meio ambiente são as principais causas da perda auditiva de forma irreversível e de sintomas associados. A poluição sonora não afeta apenas o ouvido, e pode causar problemas como estresse, alterações no sono, fadiga crônica, irritabilidade e ansiedade.
Limpe corretamente os ouvidos
Parece um hábito saudável, mas não é aconselhado utilizar as hastes flexíveis (cotonetes) para limpar os ouvidos. A cera do ouvido protege o canal auditivo, evitando a entrada de sujeiras, água e corpos estranhos. Quando ela é removida, o ouvido fica exposto a fungos e bactérias. Os cotonetes também podem causar lesões e provocar perfurações, infecções e perdas auditivas. O ideal para manter a higiene é limpando somente a parte externa das orelhas. O mais adequado é enrolar a toalha no seu dedo mindinho e limpar até onde ele consiga alcançar. A cera que fica acumulada não precisa ser retirada, já que o próprio organismo consegue excretá-la naturalmente.
Cuidado com o volume em que você escuta suas músicas
Ouvir música com volume muito alto em fones de ouvido pode danificar o revestimento das células nervosas, levando à surdez temporária. Caixas de som e alto-falantes em festas e também nos carros são um grande risco a sua audição. Estudos indicam que os níveis de ruído são semelhantes aos dos motores de aviões e podem causar sérios danos.
Incluir a avaliação da audição no check up de saúde anual
Diferente do que muitas pessoas pensam a perda auditiva não ocorre apenas ao nascimento ou em idosos, ela pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer etapa da vida.
A perda auditiva acontece em grande parte de forma gradual, o que torna mais difícil de ser reconhecida. Prevenir é sempre o melhor caminho, pois quanto mais cedo as alterações forem detectadas, maiores as chances de recuperação.
Por isso é de fundamental importância criar o hábito de incluir exames audiológicos na rotina de exames da sua família. O diagnóstico precoce da perda auditiva é essencial para minimizar os impactos dessa alteração. Os exames mais comuns para verificação da integridade e saúde auditiva são Audiometria e a Imitanciometria, que devem ser realizados por uma Fonoaudióloga.
Faça o controle e a prevenção de doenças sistêmicas
Determinadas doenças, como diabetes, arteriosclerose e hipertensão, podem ser altamente prejudiciais à saúde dos ouvidos. Portanto, é fundamental manter um estilo de vida saudável e fazer um controle por meio de consultas e exames. A prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes, são fundamentais para manter o funcionamento ideal do organismo e prevenir diversas doenças que podem afetar a audição.