• Lattualita

    CORONAVíRUS

    Comércio é reaberto com restrições em São Marcos a partir desta segunda-feira (22)

    Prefeitura de São Marcos publicou neste domingo (21) decreto que permitiu abertura do comércio com base nos protocolos atualizados pelo Governo do Estado. Aulas presenciais continuam suspensas no modelo de cogestão regional

    4 anos atrás

    Governo do Estado publicou neste domingo, dia 21 de março, decreto que atualiza os protocolos da bandeira vermelha (nível mínimo de restrição) e preta

Após decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que permitiu a retomada da cogestão regional, o Governo do Estado publicou neste domingo, dia 21 de março, decreto que atualiza os protocolos da bandeira vermelha (nível mínimo de restrição) e preta e ainda estabelece a suspensão geral de atividades não essenciais à noite e fins de semana. Enquanto o modelo de cogestão da região está sendo analisado pelo Governo do Estado, a prefeitura de São Marcos publicou, também neste domingo (21), decreto que adota as medidas sanitárias previstas na bandeira vermelha, até a implementação do protocolo regional autorizado pela cogestão.

As principais mudanças foram anunciadas pelo prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, em live no Facebook na manhã desta segunda-feira (22). Ele enfatizou que as aulas presenciais nas escolas permanecem suspensas com o novo decreto e pediu reforço das medidas de prevenção contra a covid-19, como uso de máscara e distanciamento interpessoal.

Confira as mudanças válidas a partir desta segunda-feira (22) em São Marcos:

COMÉRCIO

  • De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h.
  • Das 20h às 5h, somente delivery.
  • Sábado, domingo e feriado: fechado, somente delivery.
  • A modalidade de tele-entrega não tem restrições de horário.

Medidas de higiene e prevenção: Presença máxima de uma pessoa para 8m² de área. Exigência de cartaz com número máximo de pessoas. Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.

RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES

  • De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 18h. Estão liberadas as modalidade takeaway (pegue e leve) e drive-thru das 5h às 20h.
  • Em sábados, domingos e feriados: ficam fechados para clientes presenciais, mas permanecem liberadas as modalidades takeaway (pegue e leve) e drive-thru entre 5h e 20h.

Medidas de higiene e prevenção: Lotação máxima de 25%. Distanciamento de dois metros entre as mesas. Máximo de quatro pessoas por mesa. Proibido música ao vivo.

SERVIÇOS DE HIGIENE (CABELEIREIRO, BARBEIRO E ESTÉTICAS)

  • De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h.
  • Das 20h às 5h, deve permanecer fechado.
  • Sábado, domingo e feriado: fica fechado.

SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ACADEMIAS E PISCINAS, INCLUSIVE EM CLUBES E CONDOMÍNIOS)

  • Exclusivo para atividade individual com fins de manutenção da saúde.
  • Lotação de uma pessoa para cada 32m² de área útil de circulação.
  • Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas.
  • Grupo de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.

Vacinação de idosos a partir de 73 anos deve iniciar nesta quarta-feira (24)

Durante live no Facebook na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito Evandro Kuwer também anunciou que a vacinação contra a covid-19 em idosos a partir de 73 anos em São Marcos deve iniciar nesta quarta-feira (24). Nesta segunda-feira (22), o município está vacinando idosos a partir de 74 anos. Conforme informou Kuwer, até o momento já foram aplicadas 2.081 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 1.545 para primeira dose e 536 para a segunda dose, que garante o ciclo completo de imunização. Kuwer também reforçou que São Marcos está viabilizando os trâmites para compra da vacina. “O governo federal liberou, já assinamos o protocolo de intenções de compra, mas ainda não tem de quem comprar. Assim que tiver de quem comprar, São Marcos vai comprar vacina para sua população”, assinalou Evandro Kuwer.