• Lattualita

    GERAL

    Corpo de Bombeiros de São Marcos terá ambulância permanente a partir de segunda-feira (22)

    Ambulância vem do Corpo de Bombeiros de Gramado e está passando por revisão nesta semana. Corpo de Bombeiros implementará serviço de resgate com novo veículo

    4 anos atrás

A partir da próxima segunda-feira, dia 22 de março, São Marcos passa a contar, pela primeira vez, com uma Auto Resgate (ambulância) permanente no Corpo de Bombeiros do município. “Não é uma ambulância nova, ela é usada, vem do Corpo de Bombeiros de Gramado, e esta semana está passando por uma revisão e readaptação interna, realizada de forma voluntária pela empresa Top Line. O serviço que é novo, pois São Marcos nunca teve uma ambulância dos bombeiros. Então estaremos implementando o serviço de resgate na semana que vem”, informa o sargento Geomir Alan da Cás, salientando que o Corpo de Bombeiros pretende adquirir uma nova ambulância futuramente.

De acordo com o sargento, o objetivo da Auto Resgate é agregar mais uma opção de atendimento para a população são-marquense, que já é assistida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Secretaria Municipal de Saúde. Conforme explica, a Auto Resgate será operada pelo efetivo do Corpo de Bombeiros de São Marcos. “Todos já possuem capacitação para isso e não necessita de profissional de saúde. A ambulância não tem a mesma função do Samu ou da Secretaria da Saúde, ela é específica para a atividade de bombeiros”, ressalta sargento Alan.

Conforme destaca, com a implantação da Auto Resgate no Corpo de Bombeiros, a instituição poderá oferecer um serviço mais qualificado à população, cooperando com o Samu e agregando mais qualidade ao serviço de saúde municipal. Segundo o sargento Alan, é importante salientar que “apesar dos serviços serem parecidos, cada instituição tem suas atividades bem definidas, sendo assim a comunidade deve atentar para efetuar acionamento correto e uso consciente dos serviços ofertados”.

Veja quando acionar ambulância do Corpo de Bombeiros e ambulância do Samu

O Corpo de Bombeiros Militar deverá ser acionado somente nos seguintes casos: incêndios, acidentes com pessoas presas às ferragens, tentativas de suicídio, choques elétricos, salvamento aquáticos, desabamentos, deslizamentos de terra, quedas de altura e vazamento de gás. Já o Samu deverá somente ser acionado nos seguintes casos: dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas, intoxicação ou envenenamento, acidentes de trânsito, queimaduras graves, traumas, trabalhos de parto, perda de consciência, queda acidental, sangramentos e hemorragias.  A Secretaria da Saúde ainda disponibiliza uma ambulância “branca” para auxiliar os órgãos citados no atendimento e transporte de pacientes de baixa complexidade.