-
CORONAVíRUS
SAúDE
Municípios poderão comprar vacinas contra a covid-19
Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2), projeto de lei que permite a compra de vacinas contra a covid-19 por estados, municípios e empresas
4 anos atrás
Nesta terça-feira, dia 2 de março, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a compra de vacinas contra a covid-19 por estados, municípios e pela iniciativa privada. Pelo texto, a aquisição se torna possível desde que a vacina tenha registro ou autorização temporária de uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A redação final do projeto agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
No caso da compra pela iniciativa privada, as doses devem ser integralmente doadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). Depois da imunização dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, as empresas poderão adquirir, distribuir e administrar vacinas, desde que pelo menos 50% das doses sejam doadas ao SUS e, as demais, aplicadas de graça. Ainda de acordo com o texto aprovado, as vacinas adquiridas pela iniciativa privada deverão ser aplicadas em sala própria e autorizada pelo serviço de vigilância sanitária local. As empresas devem também fornecer ao Ministério da Saúde informações relativas à aquisição, doação e aplicação dos imunizantes, incluindo contratos. A compra das vacinas deve ser feita pela União, mas os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão fazê-la de forma suplementar, com recursos oriundos da União. Antes, o texto falava em “recursos federais”, mas a redação foi modificada para permitir que recursos destinados ao Fundo Municipal de Saúde também possam ser utilizados.
São Marcos vacinará idosos a partir de 81 anos nesta quinta-feira (4)
Nesta quinta-feira, dia 4 de março, São Marcos começa a vacinar os seus idosos a partir de 81 anos contra a covid-19. A aplicação da vacina será em modo drive thru, para que não seja necessário o idoso sair do carro, porém, aqueles que não conseguem comparecer de carro serão recebidos dentro do Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol. Das 8h às 9h30 serão imunizados os idosos de 83 anos; das 10h às 12h, 82 anos; e, das 13h30 às 15h30, 81 anos.
A vacinação acontece através de agendamento, em três opções: ligando para o posto de saúde de referência do bairro onde reside o idoso, através do email vigilância.saomarcos@yahoo.com.br ou pelo telefone 3291-6428, informando nome e data de nascimento. No horário agendado, o idoso deve comparecer usando máscara e com documento pessoal e carteira de vacinação. Nesta quarta-feira (3), não houve vacinação em São Marcos, sendo o dia destinado para agendamentos.
Os telefones das ESF’s (Estratégia de Sáude da Família) para agendamento são:
– ESF São José – 3291-2306
– ESF Nicoletti – 3291-5284
– ESF Doncatto – 3291-6413
– Centro – 3291-1805 ou 3291-6428
– Pedras Brancas – 996296466
Confira pré-requisitos para vacinação:
– Idosos com sintomas gripais ou sugestivos de covid-19 devem ser avaliados pelo médico antes de receber a vacina.
– Para quem já teve covid-19, é necessário aguardar 30 dias após a data do exame PCR e estar recuperado da doença.
– Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.
– Doenças reumáticas imunomediadas, pacientes oncológicos, transplantados e com outras doenças imunossupressoras = necessário apresentar atestado médico.
– Contraindicações: reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina covid-19 ou a qualquer componente da vacina.