• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    São Marcos na bandeira preta: novas restrições valem até 7 de março

    Após suspensão da cogestão do modelo de distanciamento controlado, São Marcos deve cumprir regras determinadas pelo Estado. Confira estabelecimentos que podem funcionar e quais estarão fechados

    4 anos atrás

    Mapa definitivo da 42ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado

Nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a suspensão da cogestão do modelo de distanciamento controlado, adotado para restringir as atividades durante a pandemia da covid-19 no Rio Grande do Sul. Com o sistema, as prefeituras poderiam adotar medidas mais brandas do que as estabelecidas no esquema de bandeiras do governo estadual. A suspensão irá valer por 9 dias, entre este sábado, 27 de fevereiro, e o domingo, dia 7 de março. Desta forma, os municípios deverão cumprir as regras determinadas pelo Estado.

Na tarde desta sexta-feira (26), o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, realizou live no Facebook para informar a população sobre as novas restrições que entram em vigor a partir deste sábado (27). Conforme comentou, a suspensão do modelo de cogestão se deu em virtude do alto número de ocupação de pacientes com covid-19 nas UTIs do Estado. “Isso é em nível de Estado. Em São Marcos tivemos aumento no número de casos, mas as internações estão sob controle. Infelizmente esse ano já tivemos 6 óbitos (por covid-19) e mais um está sob análise”, assinalou Kuwer. O prefeito também anunciou que, devido à bandeira preta, foi adiado para 21 de março o Dia da Mulher São Marquense, evento em homenagem às mulheres, adaptado ao distanciamento, que teria almoço no dia 7 de março, no sistema pague e leve. A palestra online, no dia 8, não teve alteração de data.

Confira restrições válidas de 27 de fevereiro a 7 de março

– A suspensão geral das atividades, das 20h às 5h, continua.

– Ensino presencial permitido apenas nas escolas de educação infantil, de 0 a 6 anos, e nas turmas de 1º e 2º anos de ensino fundamental. O restante dos anos escolares, assim como o ensino superior, só pode funcionar de forma remota.

– No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com 25% dos trabalhadores presencialmente.

– Na prefeitura de São Marcos irá funcionar apenas 25% do atendimento, que serão por agendamento, através do telefone 3291 – 9900.

– Os serviços em geral, como restaurantes, a la carte ou prato feito, podem funcionar apenas com tele entrega ou pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. A regra também vale para lanchonetes e lancherias. Os restaurantes de beira de estrada podem funcionar com atendimento de 25% da capacidade.

– Os bares e comércio fracionado de bebida não podem funcionar.

– Salões de cabeleireiros e barbeiros permanecem fechados também, assim como serviços domésticos.

– O comércio atacadista e varejista, de itens essenciais, pode funcionar de forma presencial, com restrições e distanciamento.

– Comércio de veículos, atacadista e varejista, não essenciais, não podem funcionar.

– Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

– Academias, centro de treinamentos, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

– Locais públicos para permanência não podem ser usados.

– Feira em local público está proibida.

– Missas e serviços religiosos sem atendimento ao público.

– Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

– A indústria pode trabalhar com 75% dos trabalhadores.

– Estabelecimentos veterinários podem abrir para venda de remédios e ração, com distanciamento.

– Lavagens de carro permanecem fechadas.

– Haverá fiscalização e multa para quem não cumprir as regras.