• Lattualita

    SAúDE

    São Marcos dispõe de apenas um pediatra atendendo planos de saúde

    Com a saída do pediatra Jorge Butelli em dezembro, a pediatra Luciane Ballardin assume atendimentos pelo SUS no Hospital São João Bosco. Secretaria de Saúde tem três pediatras para cobrir todos os dias da semana, mas há limite de consultas diárias. Apenas o pediatra Paulo Pessini, da Sociedade Médica, atende atualmente por plano de saúde no município

    6 anos atrás

Com a saída do médico pediatra Jorge Butelli de São Marcos, que atendia pelo SUS e também planos de saúde, o L’Attualità buscou as entidades de saúde do município para verificar a disponibilidade atual de atendimentos na área de pediatria. Neste mês de dezembro o médico Jorge Butelli deixou o município e passou a morar em Joinville (SC), onde atende em três hospitais. Quem assumiu os atendimentos de emergência e também os partos realizados no Hospital São João Bosco é a médica pediatra Luciane Ballardin, que, no entanto, atende apenas pelo SUS. No HSJB e Sociedade Médica, quem atende pacientes com plano de saúde é o médico pediatra Paulo Pessini. Ele não está realizando atendimentos nesta semana, mas a previsão é de que retorne na segunda-feira (10).

Já na Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos, a secretária Maristela Lunedo ressalta que há três médicos pediatras disponíveis à comunidade todos os dias da semana. “Não conseguimos repor a vaga do Dr. Paulo Pessini, que se aposentou, mas estamos com três pediatras. Eles se dividem em três turnos, e só na quinta-feira de noite não tem nenhum”, explica. De acordo com ela, há limite de consultas por médico, por isso, eventualmente, quando alguém procura não há disponibilidade. “Na Secretaria Municipal de Saúde tem um número de consultas ao dia e, em algumas situações que não temos pediatra, tem clínico que atende a demanda. Se esse não conseguir a resolutividade, o paciente é encaminhado ao Hospital São João Bosco e lá, se necessário, é chamado o pediatra de plantão, que é a Dr. Luciane”, esclarece Maristela.

A secretária apresenta a grade de atendimentos pediátricos no Centro Municipal de Saúde, sendo que o turno da noite é até às 20h. “Na segunda-feira de manhã é a Dr. Solange Rauch, de tarde é ela e o Dr. Antônio Faccin e de noite o Antônio também. Na terça-feira, a Solange atende de manhã, tarde e noite. Na quarta é o Dr. José Leandro Cavagnolli manhã, tarde e noite. Na quinta é o José manhã e tarde, e noite não tem. E na sexta é o Dr. Antônio manhã tarde e noite. Só não tem caso eles tenham algum compromisso ou estejam de folga”, ressalta Maristela, comentando sobre o andamento dos atendimentos no último mês. “Novembro foi tranquilo na questão de atendimentos, ninguém registrou nenhum problema nem fez reclamações. E dezembro também está sendo tranquilo”, pontua a secretária Municipal de Saúde.

O L’Attualità também entrou em contato com o Vitalitá Centro Integrado de Saúde, onde o pediatra Jorge Butelli também fazia atendimento, porém na clínica no momento também não há pediatra atendendo.