-
CORONAVíRUS
SAúDE
Covid-19: São Marcos adere ao modelo de cogestão regional e AMSM reabre piscinas
Medida permitiu que a Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM) reabrisse piscinas, que estavam fechadas desde que o clube foi fiscalizado pelo COE de São Marcos em dezembro
4 anos atrás
Nesta semana, foram publicados os decretos de número 3.660 e 3.661/20, em que o município de São Marcos adere ao Plano de Cogestão Regional, elaborado pela Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e debatido em reunião do gabinete de crise municipal. Foram mantidas as restrições de horários de funcionamento para bares, bem como necessidade de protocolos específicos para liberação de eventos sociais, mediante consulta ao COE (Centro de Operações de Emergência). Dentre as mudanças dos protocolos da bandeira vermelha (distanciamento controlado), por exemplo, estão a permissão da área de piscinas em clubes sociais e realização de eventos esportivos, porém sem a presença de público. Os espaços públicos (parques, estádio e praças) seguem fechados.
Nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 2 novos fiscais começaram a atuar exclusivamente na área de vigilância para a covid-19. O objetivo é aumentar a fiscalização da aplicação das medidas definidas pela cogestão, visando, principalmente, à higiene e à segurança conforme os protocolos estabelecidos. Ressalta-se que as multas para pessoas e/ou estabelecimentos que descumprirem as regras, como uso de máscara, higienização constante, distanciamento interpessoal e promoção de aglomerações, variam de R$ 100 a R$ 1 mil.
Piscinas da AMSM são reabertas
Uma das entidades beneficiadas com o modelo de cogestão regional foi a Associação dos Motoristas São Marquenses (AMSM), que precisou ser fechada quando o município ficou na bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado, a partir de 1º de dezembro. “Quando o município estava na bandeira laranja, estávamos trabalhando, mas com algumas coisas paradas. Só que quando foi para a bandeira vermelha, travou tudo, fomos fiscalizados e tivemos que fechar, porque não tínhamos mais a cogestão dos municípios. Nós passamos um período bem difícil, ainda mais no verão”, revela o presidente da AMSM, César Bolzan. Conforme conta, após o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinar o Plano de Cogestão Regional, na última sexta-feira (8), a AMSM entrou em contato com o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer. “Entramos em contato para ver se ele ia assinar também. Então ele reuniu as pessoas que compõem o COE e começamos a conversar para ver se a gente conseguiria reabrir a AMSM como se estivéssemos na bandeira laranja. O prefeito nos ajudou e quem faz parte do COE entendeu que nós poderíamos reabrir sim”, detalha César Bolzan.
O presidente da AMSM observa que a entidade consegue cumprir os protocolos de prevenção à risca. “Tem balneários, rios, piscinas particulares, chácaras, funcionando a mil por hora. Então talvez até as pessoas se contaminem mais com a Associação fechada do que com ela aberta, porque, estando fechada, as pessoas vão em outros lugares. Agora iremos reabrir as piscinas, mas claro que com uma restrição no número de pessoas”, informa César Bolzan.
Desde esta terça-feira, dia 12 de janeiro, a AMSM liberou para utilização no clube: quiosques para até 7 pessoas do mesmo núcleo de convívio; parquinhos infantis; banhos de piscina com a capacidade reduzida em 50%; cadeiras e espreguiçadeiras para banho de sol na área das piscinas; reabertura do bar das piscinas Biasotto; e prática de esportes coletivos.