• Lattualita

    GERAL

    São Marcos na bandeira vermelha: restrições seguem até a próxima segunda-feira (7)

    A partir desta terça-feira (1º), São Marcos, assim como outros municípios da região, teve que aderir às novas regras definidas pelo Estado para a bandeira vermelha

    4 anos atrás

A partir desta terça-feira, dia 1º de dezembro, a região da Serra gaúcha está na bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no mapa definitivo da 30ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, válido até a próxima segunda-feira (7). 11 pedidos de reconsideração foram enviados por municípios e associações regionais, contudo, nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, o Gabinete de Crise do governo estadual acatou apenas dois pedidos, das regiões de Cachoeira do Sul e Guaíba, que permanecem na bandeira laranja (risco epidemiológico médio). A equipe técnica rejeitou os pedidos das regiões de Capão da Canoa, Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul (da qual São Marcos faz parte), Santa Maria, Porto Alegre e Bagé. As demais regiões não contestaram a classificação do mapa preliminar.

Confira o que muda com novas regras para a bandeira vermelha

Com a nova classificação, a partir desta terça-feira (1º), São Marcos, assim como outros municípios da região, teve que aderir às novas regras definidas pelo Estado para a bandeira vermelha. São elas: permissão de comércio, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 20h); permissão de restaurantes, lancherias e bares, sem restrição de dias, mas com restrição de horário (até 22h), clientes somente sentados, com distanciamento de dois metros entre mesas para grupos de até seis pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação. Também há permissão de funcionamento de atividades em locais abertos, com controle de acesso, vedado alimentação e bebidas (shows, espetáculos, drive-in, parques de aventura, zoológicos etc.).

Fica proibido o funcionamento de atividades em locais fechados (teatros, cinemas, casas de shows, etc.) e a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques, praças, etc.), sendo permitida apenas circulação ou prática de exercícios físicos. Eventos sociais (casamentos, festas, formaturas, aniversários etc.) ficam proibidos. Também há proibição do uso de áreas comuns em condomínios e clubes (brinquedos, salões de festas, piscinas, churrasqueiras compartilhadas, quadras etc.).

O modelo de Distanciamento Controlado também determina reforço aos protocolos gerais, em especial: máscara, distanciamento, álcool gel e ventilação natural cruzada (janelas e portas abertas); manutenção das atividades de ensino no modelo híbrido, respeitando aos protocolos nas atividades presenciais; além de demais medidas segmentadas sem alteração. A administração municipal de São Marcos está em contato com a Brigada Militar para definir estratégias de fiscalização das novas regras, considerando a permissão estadual para o órgão apoiar a fiscalização.

Decoração natalina em São Marcos: restrições na Praça Dante Marcucci

Sobre a decoração natalina em São Marcos, conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, na Avenida Venâncio Aires permanecerá igual, com restrição na Praça Dante Marcucci, onde haverá apenas árvores iluminadas, túneis iluminados nas entradas do segundo andar, guirlanda e decoração patrocinada pela loja Eletrocentro na concha acústica. Não haverá contratação de iluminação/decoração extras para a praça, conforme vinha sendo estudado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.