• Lattualita

    GERAL

    São Marcos terá falta de água nesta sexta (20) e sábado (21)

    Escavação de obra realizada pela prefeitura em terreno próximo ao loteamento Vida Nova causou rompimento de adutora que transporta água para estação de tratamento da Corsan

    4 anos atrás

A Corsan de São Marcos informa que haverá falta de água em todo o município a partir da noite desta sexta-feira, dia 20 de novembro, podendo se estender até o final da tarde deste sábado (21). Conforme revela o gerente da Corsan, André Viana, houve uma escavação para abertura de vala para implantação de rede de esgoto em um terreno privado, localizado na Rua Angelo Siota, próximo ao loteamento Vida Nova, que causou o rompimento de uma das adutoras que transporta água da barragem para a estação de tratamento no centro da cidade. “Está acontecendo uma obra da prefeitura para canalização de esgoto na Rua Angelo Siota e, hoje pela manhã, foram feitas umas escavações para abrir a vala para o esgoto, que acabou atingindo a nossa rede de água bruta no subterrâneo. Essa rede compreende a água que é captada na barragem da Corsan e levada até a estação de tratamento. Como nós temos duas redes nesse trajeto, cada uma por uma rua, atingiu uma que acabou com 50% da capacidade de tratamento. Então estamos operando apenas com 50% da nossa capacidade”, detalha André Viana.

Conforme aponta, nas sextas-feiras e nos sábados o consumo de água é elevado no município e a estação de tratamento da Corsan trabalha sempre com sua capacidade máxima nesses dias. “Sempre entramos na sexta-feira de manhã com a capacidade máxima de água nos reservatórios e com a estação de tratamento trabalhando na sua capacidade máxima, para que não tenhamos problemas de abastecimento na sexta à noite e no sábado. Então, com esse problema que estamos passando, tratando apenas 50% da nossa capacidade, pedimos a compreensão de todos, porque em alguns pontos específicos da cidade, bem como os mais altos – que são sempre os mais afetados – teremos problemas no abastecimento de água. Como os níveis dos reservatórios vão baixar, quando chegar no fim da tarde, no horário de pico, não vamos conseguir abastecer, porque os reservatórios vão estar vazios”, explica André Viana.

André Viana: ‘há 15 dias adutora da Corsan foi rompida durante a mesma obra’

De acordo com o gerente da Corsan de São Marcos, já havia sido solicitado à empresa Avensi, contratada pela prefeitura, que não realizasse o serviço de escavação na sexta-feira. “A gente foi lá e mostrou onde era a nossa rede de água e ela ficava a 3 metros de distância de onde eles iam detonar uma pedra, só que a escavação mexe em todo o subsolo e atingiu a rede. Pedi que não fizessem isso na sexta-feira. Eles garantiram que não teria problema e eu não tenho oficialmente como barrar eles”, ressalta André Viana, relatando que há duas semanas ocorreu o mesmo problema. “Há 15 dias já aconteceu a mesma coisa nessa obra. Eu pedi que não fizessem um serviço lá, eles acabaram fazendo, romperam a nossa adutora e nós tivemos problema no abastecimento no sábado, por causa dessa mesma obra”, pontua André Viana.