-
GERAL
Natal em São Marcos não terá eventos presenciais
Prefeitura e CDL organizam decoração natalina na cidade e planejam distribuição de presentes para crianças carentes. Neste ano, devido à pandemia, não serão realizados eventos na Praça Dante Marcucci
4 anos atrás
Dindinho adquirido pela prefeitura em 2019 deve ser utilizado no Natal de 2020
O mundo chega ao final de 2020 ainda em meio à pandemia da covid-19. Diante disso, o Natal também deve ser diferente neste ano. Em São Marcos, os eventos natalinos, e programação que muitas vezes aconteceram na Praça Dante Marcucci, desta vez não serão realizados. A prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), está decorando a cidade, com luzes nas rotatórias e trevos de acesso à cidade, e planeja outros artigos decorativos para a praça central. “Estamos com o material que foi usado no ano passado, mas tem muitas coisas, como os LEDs e iluminação que acabam estragando bastante com o tempo. Então nós vamos ver o que precisa repor. Vamos fazer a decoração, nas ruas, rotatórias, os pinheirinhos nas rotatórias da BR 116 também”, detalha Glaucio Brochetto, secretário municipal de Agricultura e, temporariamente, responsável pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.
Ele destaca que ainda está em fase de aprovação o orçamento a ser destinado para a decoração, mas garante que a prefeitura buscará manter semelhante ao ano anterior. “Pretendemos fazer aquisição de alguma coisa nova também, ano passado foi alugada uma bola e estamos com a ideia de alugar novamente, vamos tentar manter o mesmo nível do ano passado”, antecipa Gláucio Brochetto. Devido à pandemia e proibição dos eventos, não haverá programação presencial em celebração ao Natal. “Vai ser sem evento, porque não está liberado. Vamos investir de uma forma diferente, em virtude do que está acontecendo nesse ano”, observa Glaucio.
Entidades devem distribuir kits de presentes para crianças
Sem programação, o Natal deste ano em São Marcos também não terá os tradicionais passeios de dindinho, nem o Papai Noel na Praça Dante Marcucci recebendo cartinhas das crianças. Para manter vivo o espírito natalino na comunidade e, principalmente, entre as crianças, a prefeitura e CDL de São Marcos devem buscar parceria com empresas e entidades locais para a confecção de kits de presentes para distribuir para as crianças. “Ao invés de fazermos as cartinhas para o Papai Noel, pensamos em fazer kits com a parceria de empresas e entregar em todos os bairros da cidade. Vamos contemplar todo mundo, sem distinção, porque muitas vezes tinha crianças que recebiam dois ou três presentes e as crianças que realmente precisavam não recebiam nada”, explica Gláucio.
Ele informa que será definido um cronograma para as entregas para que não haja aglomeração, mas adianta algumas ideias. “Estamos pensando como faríamos a entrega sem aglomeração, mas vamos tentar fazer da melhor forma. Passaríamos nos bairros com o dindinho e faríamos uma coisa legal para fazer a entrega dos kits, de acordo com um cronograma”, relata. Glaucio acrescenta que também deverão haver momentos em que o dindinho passará pela cidade com iluminação, canções natalinas e presença do Papai Noel. “Temos a ideia de passar com o dindinho em algumas noites com uma decoração mais legal, sem pessoas, só com o Papai Noel em cima, passando em alguns bairros”, revela Glaucio Brochetto.