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    São-marquense Fabrício Michelin conquista título do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade

    Campeonato Gaúcho de Enduro de 2020 iniciou em março e teve final realizada em São Marcos neste sábado, dia 24 de outubro

    4 anos atrás

O são-marquense Fabrício Gobetti Michelin foi o grande campeão da Categoria Over 45 do Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade. Única competição em nível nacional que pôde seguir sendo realizada, justamente por suas características peculiares, o Campeonato Gaúcho de Enduro de 2020 contou com 7 provas (14 etapas), iniciando em março, na cidade de Gramado, com largada na tradicional rua coberta, com a participação de 240 pilotos. Na sequência, as cidades de Canela, Taquara, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Gravataí e São Marcos sediaram as competições. A final do campeonato, em São Marcos, realizada no último sábado, dia 24 de outubro, foi organizada pelos integrantes do Trail Clube Parceiros da Lama, e exigiu mais de 6 meses de preparativos.

Final em São Marcos teve 106 pilotos participantes

O evento contou com a participação de 106 pilotos do Estado, representando os municípios de Agudo, Barão do Cotegipe, Casca, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Crissiumal, Dois Irmãos, Erechim, Esteio, Garibaldi, Ijuí, Osório, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Santa Maria, Sapiranga, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Parobé, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Taquara, entre outros. Conforme os organizadores, após o término da competição, “todos foram unânimes em ressaltar a excelente organização do evento, mostrando que, além de pilotos de ponta, as provas aqui realizadas sempre superam a expectativa dos participantes”. O trajeto selecionado de 130 km, a serem percorridos em 5 horas de competição, entre trilhas e estradas secundárias do interior do município, impressionou os participantes, pelas belezas naturais e as ótimas trilhas da região. A largada aconteceu no campo municipal, passando pela Linha Deodora, Tuiuti, São Luiz, São Roque, Pedras Brancas, Santana, Riachuelo, Edith, Rosita, Tiradentes e chegando novamente no campo municipal.

O sócio do Trail Clube Parceiros da Lama e diretor da prova, Tadiano Menegon, agradeceu os integrantes do moto clube pela organização do evento, os patrocinadores (Agro CP, Box 36, CFC São Marcos, DLR Capital, Escritório Ampessan, Gedeval, Menegon Automotivos, Rasamotos, São Marcos Turismo, Sicredi, Start Racing, Suspentech e Trevo Loterias) e enalteceu agradecimentos aos proprietários dos terrenos, que gentilmente permitiram que o trajeto passasse por suas propriedades.

‘São provas que exigem perseverança, condicionamento físico e muita estratégia para vencer’

Campeão da Categoria Over 45, Fabrício Michelin, que retornou ao Enduro de Regularidade após uma pausa de 4 anos de competições oficiais, salienta que essa modalidade, no seu ponto de vista, é a mais desafiadora. “Porque apresenta um alto nível técnico de trilhas, média de velocidade altas, roteiros incríveis, com terrenos que apresentam vários obstáculos naturais como, barro, pedras, rios, areia, subidas e descidas que exigem muita técnica e persistência do piloto, pois, além de acelerar, precisa navegar com o mapa disponibilizado pela organização. A palavra ‘Enduro’ define o que é essa competição. São provas duras, entre 5 e 7 horas de duração, que exigem perseverança, condicionamento físico e muita estratégia para vencer”, destaca Fabrício Michelin. Outros pilotos são-marquenses que participaram do Campeonato Gaúcho de Enduro e, ao final, obteram excelentes resultados foram: Paulo Roberto Carraro (6º colocado categoria Estreantes), Cliciano Rizzon (7º colocado na categoria Graduados), Tadiano Menegon (7º colocado na categoria Over 40) e Eleandro Rizzon (7º colocado na categoria Over 45).

No Enduro de Regularidade os pilotos seguem uma planilha (mapa que é entregue pelos organizadores) que contém o odômetro (metragem), o desenho do local, as médias de velocidade e o tempo em que cada um deverá passar em cada local (desenhado). Durante o percurso, existem postos de controle (PC´s), porém suas localizações não são informadas. Para cada segundo de atraso, o piloto perde 1 ponto e para cada segundo de adianto, o piloto perde 3 pontos. Caso o competidor não passe em algum PC, ele é punido com 1.900 pontos. Caso passe no sentido contrário ao indicado na planilha, ele é punido com 900 pontos.