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Pilotos são-marquenses participam de Enduro da Independência 2020
Pilotos Tadiano Menegon e Paulo Carraro foram os primeiros são-marquenses a participar do Enduro da Independência, competição de 4 dias, considerada a mais tradicional prova de Enduro de Regularidade do país
4 anos atrás
Paulo Carraro e Tadiano Menegon representaram São Marcos no 38º Enduro da Independência
A 38ª edição do Enduro da Independência, realizado pelo Trail Clube Minas Gerais desde 1983, teve a participação de 2 pilotos são-marquenses, Tadiano Menegon e Paulo Roberto Carraro. A competição, considerada a mais tradicional prova de regularidade do país, tem o objetivo, desde a primeira edição, de homenagear a data em que o Brasil se libertou do domínio português, de preferência, usando trechos percorridos por Dom Pedro II em suas andanças no Século XIX. A edição de 2020 começou na última sexta-feira, dia 4 de setembro, em Socorro (SP), seguiu para Itajubá (MG) no sábado (5) e, no domingo (6), para Caxambu (MG), onde finalizou na segunda-feira (7). Foram 4 dias de competição e um total de 635 quilômetros percorridos. O Enduro da Independência 2020 contou com cerca de 300 participantes em 17 categorias (Piloto – Elite, Graduado, Over, Brasil, Dupla Graduado, Over 45, Over 50, Intermediária, Dupla Intermediária, Dupla Over 35, Over 55, Over 60, Clássicas, Feminino, Novato, Brasil Iniciante e Dupla Estreante).
O Enduro de Regularidade é um tipo de competição motociclística fora de estrada, bastante difundida no Brasil. É uma prova de longa duração, em que a velocidade não é o fator preponderante. O piloto deve cumprir um roteiro pré-estabelecido e fornecido pela organização momentos antes do início da disputa, sob a forma de uma planilha, com indicação do caminho, composto por trilhas, estradas abandonadas, travessias de riachos e outros obstáculos, através de símbolos e códigos, bem como a velocidade que deve imprimir em cada trecho. “Os pilotos andam num tempo de diferença de normalmente 30 segundos e tem que seguir um mapa fornecido pela organização. Nesse tempo existem médias de velocidade que variam conforme o tipo e a dificuldade de cada terreno. O piloto melhor colocado na prova é o que consegue seguir mais à risca os tempos e as médias de velocidade fornecidas pela organização, então perde menos ponto quem anda no tempo mais exato. Quando anda atrasado perde ponto e quando anda adiantado perde ponto também. Então o piloto tem que ser piloto e navegador ao mesmo tempo. Ele tem que fazer tudo sozinho”, explica o participante são-marquense Tadiano Menegon, que conquistou a 11ª colocação na classificação geral da categoria Piloto-Intermediária.
“Fomos os pioneiros de São Marcos a encarar esse desafio”
Tadiano Menegon destaca que o objetivo da participação dele e do piloto Paulo Carraro (20º colocado na mesma categoria) no Enduro da Independência 2020 foi o de concluir a extensa prova de 4 dias. “Nós fomos os pioneiros de São Marcos a encarar esse desafio. Eu já participo de provas de regularidade há alguns anos, mas com mais intensidade e frequência, de uns 3 anos para cá. E, nesse ano, junto com o Paulo Carraro, que também vem participando com bastante frequência das provas há uns 3 anos, surgiu a ideia de encarar esse desafio. Nós fomos com o intuito de concluir a prova. Se desse algum resultado melhor, ok, mas nosso intuito era concluir, chegar no final e trazer para São Marcos a medalha de participação que os pilotos que concluem a prova trazem para casa. E a gente trouxe”, assinala Tadiano, salientando a importância da competição para os praticantes da modalidade. “Essa prova é o sonho de consumo de todo piloto que pratica o Enduro de Regularidade, por ser desafiadora e longa”, define o piloto.
Conforme detalha Tadiano, os participantes enfrentam dificuldades durante a competição. “No primeiro dia de prova, pela ansiedade de estar participando do Independência, eu tive alguns problemas com meu equipamento de navegação, não consegui ajustar durante a prova. No segundo dia, eu tive uma pequena queda no início da prova e quebrou o suporte do aparelho de GPS que utilizo no guidão da moto, com a planilha digital da competição. No terceiro dia, na segunda etapa (porque são 2 etapas por dia) eu consegui ficar na 3ª colocação, então já comecei a entrar nos eixos. O Paulo também teve um problema com o suporte de GPS dele no segundo dia de prova, teve que parar e consertar o equipamento dele, o que prejudicou bastante o resultado, porque nesses casos o piloto acaba andando muito tempo atrasado”, explica Tadiano Menegon.
‘Participaram pilotos de todos os Estados do Brasil’
Tadiano Menegon informa que a categoria Piloto-Intermediária do Enduro da Independência 2020 contou com 30 participantes. “É uma categoria com pilotos já com bastante experiência, mas que não são da categoria Elite, então seria um meio termo. Participaram da prova, na nossa categoria, pilotos de todos os Estados do Brasil praticamente. A maioria eram pilotos mineiros que já conheciam muitos terrenos de lá, mas tinha pilotos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Nordeste”, conta Tadiano.
‘Os pilotos não têm contato físico um com o outro, por isso foi possível a realização do Enduro da Independência’
O evento seguiu as normas de biossegurança no Brasil em virtude da pandemia da covid-19, com protocolo que contou com medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, uso de máscaras e distanciamento social. “Como o decorrer da prova é nos interiores, nas fazendas, estradas de chão, trilhas, os pilotos não têm contato físico um com o outro, por isso foi possível a realização do Enduro da Independência. Essa prova já chegou a ter 700 pilotos, mas nesse ano, pela questão da pandemia, muita gente não pôde participar”, observa Tadiano Menegon.