-
CORONAVíRUS
SAúDE
Na segunda semana de agosto, Hospital São João Bosco registra salto na procura por testes rápidos de covid-19
De 10 a 16 de agosto, Hospital São João Bosco, de São Marcos, realizou 39 testes rápidos de covid-19 em pessoas da comunidade e mais 47 testes em motoristas, totalizando 86
4 anos atrás
Pastor Moisés de Souza Minich, 44 anos, deve receber alta nesta próxima semana
Na segunda semana de agosto, o cenário se inverteu no Hospital São João Bosco. Subiu a procura por testes rápidos de detecção de coronavírus. Foram 86, sendo 39 pessoas da comunidade e 47 caminhoneiros, através da campanha de testagem em massa dos motoristas do município. Na primeira semana de agosto, o total havia sido de 53 testes realizados, e na última semana de julho, 60. Em contrapartida, as internações por covid-19 caíram, neste domingo (16) há apenas dois pacientes internados com a doença, com registro de alta de 3 pacientes com covid-19 durante a semana (10 a 16 de agosto). Na primeira semana do mês haviam sido registradas 10 altas de pacientes de coronavírus. “Percebemos que houve maior procura por testes e o Hospital permanece, neste domingo (16), com duas pessoas internadas com covid-19. O terceiro andar continua aberto e o segundo andar isolado para positivos e suspeitos de covid-19”, explica a gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto.
Dois pacientes seguem internados neste domingo (16) no Hospital, uma mulher de 36 anos e um homem de 79 anos. “O idoso está necessitando de suporte de oxigênio em máscara, já a outra paciente segue se recuperando bem”, informa Roberto Pessini, médico que acompanha o tratamento de ambos os pacientes.
Pastor deve receber alta do Hospital Geral na próxima semana
Após mais de um mês internado com covid-19 no Hospital Geral, de Caxias do Sul, o pastor são-marquense Moisés de Souza Minich, de 44 anos, deve receber alta nesta próxima semana. Ele deixou a UTI do Hospital Geral no último domingo, 9 de agosto, estando internado no hospital caxiense desde o dia 11 de julho. Conforme sua esposa, Luciara Minich, Moisés já está falando e conseguindo se movimentar. “Está bem, forte, falando, se movimentando, o pulmão já está limpo. Deve receber alta na próxima semana, depois fará um tratamento mais um tempo para fortalecer o pulmão”, explica a esposa.
Hospital São João Bosco testou mais 100 pessoas em ação nesta sexta-feira (14)
Para seguir com as ações de testagem em massa fora da instituição, o Hospital São João Bosco adquiriu 400 testes rápidos de detecção de coronavírus (mais 150 comprados pela instituição para a campanha de testagem em massa dos motoristas). A última ação foi realizada nesta sexta-feira, 14 de agosto, durante a tarde, na marquise de entrada do Hospital. No local a equipe de profissionais de saúde da instituição testou 100 pessoas. “Nossa ação foi realizada nesta sexta-feira (14), embaixo da marquise da entrada do Hospital. Teve muita adesão. Foi deixado de atender muitas pessoas. Nessa ação a gente conseguiu pegar dois casos de doença covid-19 já passada, com resultado IGG, que já possuíam anticorpos para o vírus, duas mulheres que já estavam recuperadas”, explica a farmacêutica Daniela Trevisan, integrante da comissão que acompanha as ações de enfrentamento da pandemia do Hospital São João Bosco. Conforme a gestora Aline Brochetto, as próximas ações de testagem em massa devem continuar sendo realizadas no mesmo local, junto à recepção de entrada do Hospital São João Bosco.