-
CORONAVíRUS
SAúDE
Covid-19: Hospital São João Bosco interna paciente de Campestre e transfere paciente de São Marcos para UTI do Hospital Geral
Procura por testes rápidos registra aumento na segunda semana de julho, no Hospital São João Bosco, totalizando 18 pessoas da comunidade e 42 caminhoneiros testados, sendo dois com resultado positivo para covid-19
4 anos atrás
Ações preventivas: Hospital São João Bosco testou funcionários de posto de combustíveis
Na segunda semana de julho, o movimento dos atendimentos relacionados à pandemia de coronavírus registrou aumento considerável no Hospital São João Bosco relação à demanda verificada na primeira semana (quando foram testados 40 pessoas, sendo 30 caminhoneiros e 10 pessoas da comunidade). Foram 11 pessoas da comunidade e 25 caminhoneiros testados (6 fazendo o 1º teste, 8 o 2º, 8 o 3º, e 3 o 4º) para covid-19 durante a semana (de 6 a 10 de julho) e mais 7 pessoas da comunidade e 17 caminhoneiros (2 fazendo o 1º teste, 6 o 2º, 7 o 3º, 1 o 4º teste e 1 o 5º teste) no final de semana (dias 11 e 12 de julho). Na soma total, foram testadas 60 pessoas (18 da comunidade e 42 caminhoneiros), com dois profissionais da estrada com resultado positivo para a doença. “Tivemos bastante procura, e tivemos dois positivos de covid-19 caminhoneiros”, revela Daniela Trevisan, farmacêutica que integra a comissão formada pelo Hospital São João Bosco para acompanhar as ações da instituição para enfrentamento da pandemia.
São Marcos chegou a 79 casos de coronavírus neste dia 11 de julho
O caso confirmado de covid-19 de número 79 foi confirmado em São Marcos nesta sexta-feira, 10 de julho. O paciente, um homem de 40 anos, foi atendido durante a noite no Hospital São João Bosco, onde realizou teste rápido, positivando para a doença. Ele foi encaminhado para isolamento domiciliar. O caminhoneiro adquiriu o vírus fora do município. Já neste sábado e domingo não houve caso confirmado da doença no município.
Paciente de Campestre da Serra internado no Hospital São João Bosco recebe alta e paciente de São Marcos é transferido para UTI do Hospital Geral
Durante a segunda semana de julho, o Hospital São João Bosco teve dois pacientes internados com covid-19, sendo um deles do municípío vizinho de Campestre da Serra, que evoluiu bem ao tratamento e recebeu alta na sexta-feira, dia 10 de julho. O segundo caso, são-marquense de 44 anos, precisou ser transferido para a UTI do Hospital Geral na manhã deste sábado (11). “Quanto ao paciente de 44 anos que foi transferido, só para ficar uma explicação para a comunidade, o Hospital está preparado. Conseguimos prover no Hospital São João Bosco cuidados semi-intensivos, entubamos e deixamos o paciente estável. Porém, quando o paciente precisa de cuidados intensivos, que é quando o paciente está precisando de uma UTI, temos hospitais de referência para isso, que tem médicos intensivistas que vão cuidar dessa pessoa na UTI. Então o paciente foi transferido no Hospital Geral que é a referência do SUS para covid-19 na nossa região. Somos hospital retaguarda pelo Ministério da Saúde, então os pacientes graves devem ser dirigidos aos hospitais referência”, relata Daniela Trevisan. “Nós temos a unidade de cuidados semi-intensivos, o paciente foi entubado aqui Hospital, foi estabilizado e foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva e as referências de UTI pelo SUS são o Hospital Geral e o Hospital Pompéia em Caxias do Sul”, explica a gestora do Hospital São João Bosco Aline Brochetto.
Conforme a esposa do paciente, Luciara Minich, o marido, Moisés de Souza Minich, 44 anos, pastor da Igreja Quadrangular há 5 anos em São Marcos, segue neste domingo (12) na UTI do Hospital Geral, em Caxias do Sul, e, conforme informação do médico que o acompanha, sua situação de saúde ainda é grave. “Nesta segunda-feira teremos uma informação mais exata sobre o estado de saúde dele, mas o médico nos disse que é grave, amanhã saberemos se vai reagir bem à medicação”, explica Luciara. O casal possui dois filhos, um de 11 e outro de 21 anos. Luciara e o filho mais velho positivaram para coronavírus, sendo que ambos permaneceram em isolamento. “Meu filho já foi liberado e retornou para a empresa, eu permaneço em isolamento até esta segunda-feira (13) e nosso filho menor, de 11 anos, fará coleta para exame amanhã (13) na Unidade de Síndrome Gripal”, explica Luciara. Os três, segundo ela, não tiveram sintomas significativos da doença.
Hospital São João Bosco adquire 200 testes rápidos para ações de testagem em grupos de risco e trabalhadores essenciais
Durante a segunda semana de julho, o Hospital São João Bosco deu andamento às ações de testagem em massa de públicos de risco e trabalhadores essenciais. Na quarta-feira e sexta-feira ( 8 e 10 de julho) foram testados 11 profissionais do Corpo de Bombeiros de São Marcos, todos com resultado negativo. E na sexta-feira (10) de tarde a equipe do Hospital São João Bosco realizou testagem dos funcionários e clientes de posto de combustível, com 3 pessoas com resultados positivos para covid-19, sendo posteriormente encaminhados para avaliação médica e isolamento.
Para que as ações preventivas de identificação precoce do novo vírus continuem sendo realizadas pelo Hospital São João Bosco, além da campanha voltada para os caminhoneiros, conforme revela a gestora do HSJB Aline Brochetto, houve aquisição de mais 200 testes rápidos de detecção de coronavírus. “Para as ações que pretendemos fazer uma ou mais por semana,o Hospital São João Bosco adquiriu mais 200 testes rápidos com recursos próprios”, revela Aline.
Até este domingo (12), as doações de empresas para a campanha dos motoristas atingiu a marca de 825 testes rápidos de detecção de coronavírus mais os 300 doados inicialmente pelas entidades (Hospital São João Bosco, CIC São Marcos e Associação dos Motoristas São-Marquenses).