• Lattualita

    CORONAVíRUS

    SAúDE

    Hospital São João Bosco realiza testagem para Covid-19 em frigorífico de São Marcos

    Após ação em lar de idosos, Hospital São João Bosco testa funcionários e proprietários do Frigorífico Boi na Brasa

    4 anos atrás

    Todos os testes aplicados em funcionários e proprietários apresentaram resultado negativo (foto: divulgação)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hospital São João Bosco vem adotando medidas para reduzir os riscos de contágio na comunidade. Após a testagem dos moradores e funcionários da Casa de Repouso Convivência, no último dia 23 de junho, o Hospital realizou ação de testagem no Frigorífico Boi na Brasa, de São Marcos, nesta quarta-feira, 1º de julho. Uma equipe de duas enfermeiras e duas farmacêuticas do HSJB realizou a aplicação de testes rápidos em todos os funcionários e proprietários do estabelecimento. Foram aplicados 13 testes, todos com resultado negativo para o Covid-19. A caixa de testes foi doada pela própria empresa e o trabalho prestado pela equipe do Hospital foi gratuito.

Uma das proprietárias do frigorífico, Patrícia Vargas Michelon, destaca que a empresa tem seguido todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Agricultura para evitar a contaminação do Covid-19. “Estamos apenas com o turno da manhã, agora temos as medidas de distanciamento, uso de máscara que antes não tinha, redução de funcionários. Mas diariamente já era exigida a sanitização, de manhã e de tarde, mesmo com pandemia ou sem”, informa. A preocupação com este setor partiu da incidência de casos de surtos em frigoríficos em outros municípios da região e do Estado, mas Patrícia justifica que a realidade de São Marcos é diferente. “Em outros municípios tem outra realidade, são muitos funcionários, aqui é um frigorífico micro”, ressalta.

Ações do Hospital priorizam setores de maior risco: caminhoneiros, idosos e frigorífico

A farmacêutica e gestora do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto, destaca os focos de testagem rápida neste momento e ressalta que podem ser incluídos novos estabelecimentos e setores na ação através de parceria com empresas e entidades. “Através da comissão especial do Hospital São João Bosco, formada por mim, pela farmacêutica Daniela Trevisan, pelo médico pediatra Alexandre Gomes e pela jornalista Roseméri Drago, nos reunimos e achamos melhor, além da campanha dos motoristas,  testar neste momento também os lugares de maior risco, como o lar de idosos e o frigorifico até então. O Hospital que teve essa iniciativa e poderemos expandir as ações, porque somos parceiros da CIC e da AMSM para a ação dos caminhoneiros, por exemplo, desde o início da pandemia”, informa. Aline agradece, ainda, o apoio recebido através da doação de testes por empresas e entidades e também a destinação de verbas federais para o Hospital São João Bosco. “A gente pretende reverter tudo isso para a população, além de melhorias no Hospital, que estão acontecendo desde março, no início da pandemia”, pontua.