• Lattualita

    GERAL

    Testes doados por entidades: ‘no hospital ficamos mais tranquilos para conseguir atender a demanda’

    Primeira remessa de testes adquiridos com recursos da AMSM, CIC e Hospital São João Bosco, foram utilizados neste sábado e domingo, 30 e 31 de maio: na soma foram 28 testes realizados, com uma pessoa positivada para Covid 19

    4 anos atrás

    Hospital destina sala exclusiva para avaliação e testagem de coronavírus

Em São Marcos, os recursos disponibilizados pela Associação dos Motoristas São-Marquenses, CIC e Hospital São João Bosco, para a compra de 450 testes rápidos para a detecção de coronavírus, já deram condições ao Hospital São João Bosco de atender a demanda de pessoas, a grande parte caminhoneiros, em busca de avaliação em relação à covid 19. Neste domingo pela manhã (31), as manifestações de motoristas e pessoas atendidas pela instituição em redes sociais já indicavam aprovação por parte da comunidade do novo modelo adotado, com testagem em massa (com ou sem sintomas) de todos os que buscarem atendimento, especialmente os profissionais do transporte. No total, entre sábado e domingo, 30 e 31 de maio, foram realizados 28 testes rápidos no Hospital São João Bosco, com uma pessoa apresentando IgG positivo para coronavírus (veja no final desta matéria os 3 tipos de resultados que um teste rápido pode apresentar e seus significados).  “Foi tudo tranquilo, bastante procura no sábado e domingo. Nosso sentimento é de dever cumprido, é nosso papel, enquanto hospital, fazer saúde. Fizemos a nossa obrigação”, resumiu em sua avaliação a gestora do HSJB, Aline Brochetto.

Hospital: espaço ganhou sala de espera acolhedora para atendimento de motoristas e comunidade

Além do recebimento do primeiro lote de testes rápidos adquiridos com recursos das entidades, Aline explica que foi feita mudança no espaço destinado exclusivamente para avaliação e teste de coronavírus, com colocação de uma sala de espera interna. “É que, como estamos nos aproximando do inverno, aquela entrada do pronto socorro tem bastante vento e concentra umidade  e, como o atendimento de síndrome de saúde gripal havia ficado ali fora, queríamos fazer um acolhimento melhor do que estava. Quando o motorista chegava, ele tinha que ficar de pé ali fora se havia outro sendo atendido na sala interna, assim fizemos um espaço mais acolhedor, onde possam ficar sentados esperando o momento de serem consultados na sala especial que destinamos para a avaliação e aplicação dos testes”, explica. Outra iniciativa do Hospital focou a conscientização em relação à importância da prevenção no enfrentamento da pandemia. “Para reforçar o lado da conscientização em relação à prevenção, o Hospital, juntamente com a Farmácia Nossa Senhora Aparecida, deu um kit com álcool gel e máscara para os motoristas”, cita Aline Brochetto.

Entenda os três tipos de resultados que o teste rápido pode apresentar e o que eles significam

Testes rápidos para detecção de coronavírus podem apresentar 3 resultados

Conforme explica a farmacêutica do Laboratório São Marcos, Daniela Trevisan, os testes rápidos para detecção de coronavírus podem apresentar 3 resultados e cada um deles indica uma situação diferente em relação à doença. Acompanhe a explicação e entenda melhor. “No caso do teste rápido (amostra sanguínea) apresentar positivo somente o IgG, trata- se de um caso em que a pessoa já teve a doença resolvida, ou está em vias de resolução; para liberá-la do isolamento precisamos da confirmação do PCR (secreção nasal). Quando IgG e IgM dão positivos, temos uma pessoa na fase ativa da doença, esta precisará de tratamento e isolamento. Já quando o resultado é negativo tanto pra IgG quanto para IGM e esta pessoa não tem sintomas, ela está liberada para suas atividades, mas, caso apresente qualquer sintoma suspeito, deve retornar ao atendimento médico para avaliação”, esclarece Daniela Trevisan.

No 12º primeiro caso de coronavírus de São Marcos, da antropóloga Vanessa Libardi Zamboni, 37 anos, residente em São Marcos, confirmado através de teste rápido realizado no Hospital São João Bosco neste domingo (31), o resultado apresentado foi somente o IgG positivo, o que significa que a pessoa já possui anticorpos e estaria vencendo a doença. Ela ficará em isolamento domiciliar, seguindo recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, e realizará o exame PCR para confirmação de que já está curada, já agendado pela Secretaria para o próximo dia 12 de junho.

‘Em menos de 20 minutos realizaram o teste rápido, com um atendimento exemplar, rápido, organizado e humanizado’

Com IgG positivo para coronavírus, Vanessa elogiou atendimento recebido em São Marcos

Residindo em São Marcos há apenas um ano, Vanessa Libardi Zamboni fez questão de elogiar o atendimento de saúde recebido no município em sua conta no Facebook.  “Gostaria muito de agradecer o SUS e ao Hospital São João Bosco.  Após ser atendida na unidade especial para sintomas gripais na quinta-feira (28), os sintomas meus e da minha mãe pioraram, fomos ao Hospital. Em menos de 20 minutos realizaram o teste rápido, com um atendimento exemplar, rápido, organizado e humanizado. O teste da minha mãe deu negativo, mas o meu identificou que tive o covid 19, mas agora não mais. O médico sabendo disso me encaminhou para um raio x do pulmão para saber se havia algum problema ou sequela. Felizmente tudo ok. Sabemos o quanto o profissionalismo, uma boa gestão, pessoas conscientes são fundamentais nesse cenário. Como eu gostaria que todas as pessoas tivessem assegurados os seus direitos básicos à vida, à saúde, à dignidade humana por parte de bons profissionais e gestores como eu tive”, elogiou Vanessa que, antes de se mudar para São Marcos, residiu na Escócia durante 5 anos, enquanto concluía seu doutorado em Antropologia.