• Lattualita

    GERAL

    4ª Fenamarco é adiada para 2021

    Integração São-Marquense de Entidades confirmou a mudança de data na manhã desta terça-feira (12). Decisão não engloba a 49ª edição da Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, que ainda tem realização sob análise

    5 anos atrás

    4ª Fenamarco acontecerá só em 2021, independente da realização da Festa dos Motoristas neste ano (foto: divulgação)

São Marcos não terá Fenamarco em 2020. Desde 2017, a Feira de Transportes, Indústria e Comércio de São Marcos faz parte e contribui significativamente com o sucesso da tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas. Realizada pela Isme (Integração São-Marquense de Entidades), em parceria com a prefeitura de São Marcos, a Feira chegaria a sua 4ª edição neste ano, nos dias 9 a 12 de outubro, mas foi adiada para 2021. A decisão foi tomada em assembleia da Isme, realizada nesta segunda-feira, 11 de maio. O adiamento, no entanto, não inclui a 49ª edição da Festa dos Motoristas, que ainda tem sua realização sob análise.

O comunicado sobre a transferência dos eventos para 2021 foi divulgado na manhã desta terça-feira (12), para expositores da Fenamarco. O vídeo de esclarecimento declara que a “Feira de 2020 estava sendo planejada com muito êxito, inclusive com novo layout, mas diante dos últimos acontecimentos, e principalmente pela situação econômica do país, a Isme e prefeitura, suas entidades promotoras, consideraram por bem adiar sua 4ª edição para 2021”.

O presidente do Conselho Executivo da Isme, Sílvio Pedrotti, explica que a decisão foi um consenso entre os integrantes da Isme e pessoas que atuam na realização do evento. “Em consenso com todos os participantes decidimos que não era o momento de fazer a Feira nesse ano. Assim, adiamos para 2021, em função de toda essa situação que vivemos hoje”, ressalta, justificando que a Fenamarco é um evento independente, por isso não depende da definição em relação à Festa dos Motoristas. “Não vinculamos à Festa, é uma situação que a AMSM vai definir se vai acontecer ou não. Definimos exclusivamente a Fenamarco. São eventos distintos, apesar de acontecerem na mesma data. É extremamente esclarecido que o evento é desvinculado da Festa”, afirma Sílvio. Caso a Festa dos Motoristas seja mantida para este ano, a Fenamarco já tem sua 4ª edição declarada apenas para o próximo ano.

‘Não tem como fazer um evento desse porte’

Sílvio Pedrotti, representante da Isme, ressalta que a pandemia do coronavírus trouxe consequências para o comércio, indústria e transporte, setores que sustentam a Fenamarco, por isso não seria viável a realização do evento neste momento. “A Feira envolve comercialização de espaços e apoio de empresas, e o momento econômico, reflexo da pandemia, não dá condições de comercializar espaços, contratar estrutura, é impossível fechar shows com antecedência. O que mais influenciou foi a onda da pandemia e a situação econômica, não tem como fazer um evento desse porte”, pondera o presidente da entidade.

‘Essa decisão foi tomada justamente para preservar o evento’

Sílvio declara, ainda, que a decisão sobre a realização da Fenamarco deveria ter sido tomada com mais antecedência, mas, mesmo assim, não houve prejuízos para as entidades realizadoras. “A decisão da feira já deveria ter sido tomada. Quando acabou a 3ª edição já iniciamos o planejamento da próxima, definimos um layout totalmente diferente. Mas não teremos impacto financeiro, o trabalho será todo aproveitado em 2021”, informa. Ele ressalta que a não realização da Fenamarco neste ano é uma garantia para que o evento siga crescendo. “Essa decisão foi tomada justamente para preservar o evento, e garantir que não sofra um impacto de crescimento, que vínhamos tendo ao longo dos anos. Seria arriscado prever uma melhora da situação mundial, que é difícil para qualquer um fazer uma previsão. É uma decisão sensata. Vamos ter mais tempo de preparação, isso vai nos permitir fazer uma feira ainda maior e melhor em 2021. O foco do momento atual é a preservação da saúde de todos, dos nossos entes queridos que estão no grupo de maior risco aos danos dessa doença (coronavírus), mas também será um ano de recuperação da saúde econômica das nossas empresas, comércio e serviços. A Fenamarco será em outubro de 2021 uma ferramenta para consolidar essa recuperação econômica. Estaremos mais fortes em 2021″, pontua Sílvio Pedrotti.