• Lattualita

    SAúDE

    VACINAçãO CONTRA A GRIPE

    Vacinação contra a gripe deve ser retomada nesta semana em São Marcos

    Fase atual da Campanha de Vacinação contra a Influenza é para caminhoneiros, motoristas de transporte público, profissionais da segurança pública e portadores de doenças crônicas. População do primeiro grupo ainda pode receber a vacina

    4 anos atrás

Mais uma remessa de doses da vacina contra a Influenza deve chegar a São Marcos durante essa semana. O último dia de vacinação foi na quinta-feira (16), quando iniciou a segunda fase da Campanha Nacional. O público alvo desta etapa são os caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

A data e local de retomada da vacinação contra a gripe em São Marcos será divulgada apenas após a chegada das novas doses. Até o momento, foram imunizadas 3.269 pessoas. São 2.748 idosos (103,9%) e 485 profissionais da saúde (99,5%). As pessoas do primeiro grupo que ainda não receberam a vacina ainda poderão ser contempladas. “O idoso ou profissional da saúde que ainda não se vacinou vai ter a oportunidade de se vacinar. Nós não estamos recebendo doses suficientes, elas estão vindo do Ministério da Saúde fracionadas, então aos poucos vamos vacinando a população”, ressalta a secretária municipal da Saúde, Cristiane Castilhos.

Secretária de Saúde: ‘Assim conseguimos distinguir o que pode ser uma gripe e o que pode ser coronavírus’

Ela reforça a importância da vacinação durante a pandemia do Covid-19, já que no atendimento de pessoas doentes é possível distinguir, com base no cartão vacinal, se um paciente é caso de gripe comum ou caso suspeito de coronavírus. “A vacina é para prevenir alguns vírus de gripe, assim a gente consegue distinguir no atendimento o que pode ser uma gripe e o que pode ser coronavírus, porque isso que é importante a vacinação”, pontua a secretária de Saúde.