• Lattualita

    CORONAVíRUS

    São Marcos tem mais um teste negativo para coronavírus e casos em monitoramento diminuem

    Até esta segunda-feira (20), o município tem 45 casos em monitoramento, 10 casos negativos e um caso em análise. Secretária municipal de Saúde informa queda no número de casos em isolamento domiciliar para acompanhamento

    5 anos atrás

São Marcos segue sem casos confirmados do Covid-19 até está segunda-feira, 20 de abril. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o município já realizou 10 testes para o vírus, sendo que todos resultaram negativos. Há mais um caso em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde do Rio Grande do Sul), contudo, este paciente já recebeu alta do Hospital e segue se recuperando em casa. O último resultado negativo foi divulgado neste domingo (19).

Em relação aos casos em monitoramento, são 45, cinco a menos que o último informativo, divulgado no dia 18 de abril. A secretária de Saúde, Cristiane Castilhos, justifica o motivo da queda no número de casos em isolamento. “Após 14 dias diminuiu o número de casos em isolamento, porque, conforme vai passando o tempo, essas pessoas vão sendo liberadas”, observa, destacando que o nível de informações divulgadas sobre o coronavírus colabora para que as pessoas procurem menos as unidades de saúde. “Diminui o isolamento e casos suspeitos porque com o tempo a gente vai conhecendo o nosso próprio corpo, com informações que as pessoas estão recebendo diariamente através da mídia. Assim podem separar o que são sintomas de uma gripe e o que é coronavírus”, avalia.

Os 45 casos que estão em monitoramento não realizaram o teste para o Covid-19, apenas estão em isolamento domiciliar para acompanhamento do COE (Centro de Operações de Emergência). Destes casos monitorados, 16 pacientes apresentam sintomas gripais e outros 29 estão em isolamento domiciliar por residirem no mesmo domicílio. A secretária Cristiane reforça que os cuidados da população devem permanecer, mesmo diante da flexibilização do isolamento no município. “Saiu decreto do prefeito que liberou a abertura do comércio e São Marcos continua sem nenhum caso positivo, mas devemos continuar pedindo para a população ter os cuidados. Todos devem fazer uso de máscara em locais públicos, manter o distanciamento e etiqueta respiratória”, reforça.

 Central de triagem não abrirá no feriado desta terça-feira (21)

A recomendação em São Marcos é para que todas as pessoas com síndrome gripal sejam atendidas na unidade de síndrome gripal (prédio do futuro Caps adaptado para atendimento de triagem do Covid-19). No entanto, o local não funciona nos finais de semana e também não estará aberto nesta terça-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, sendo assim, os atendimentos acontecem diretamente no Hospital Beneficente São João Bosco. Hoje, segunda-feira (20), os atendimentos seguem normalmente. “Na segunda feira, dia 20 de abril, a Secretaria de Saúde atende em regime de plantão. E a unidade respiratória também estará aberta, porque foi um decreto do prefeito que fez ponto facultativo nesse dia, então estaremos trabalhando. No feriado, dia 21 de abril, a Secretaria de Saúde estará fechada e o atendimento será no Hospital Beneficente São João Bosco, conforme contrato vigente”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Cristiane Castilhos.

A secretária reforça que o primeiro atendimento busca separar o que são casos de síndrome gripal dos suspeitos de Covid-19. Dessa forma, são dados os direcionamentos para cada paciente. “Na unidade de síndrome respiratória, os médicos conseguem distinguir o que é uma gripe e o que pode ser um caso suspeito. Com isso vão diminuindo nossos monitoramentos, não quer dizer que não estamos atendendo ou monitorando, mas não é o monitoramento de isolamento, é outro tipo”, esclarece a secretária municipal de Saúde de São Marcos.

Atendimentos no Hospital também diminuem

De acordo com informações da farmacêutica e dirigente do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto, ocorreram poucos atendimentos durante este último final de semana, dias 18 e 19 de abril. A entidade, que recebe os casos de síndrome gripal quando o centro de triagem não está aberto, não teve nenhum paciente nestas condições. “No hospital este final de semana foi bem tranquilo, não teve procura de pessoas com sintomas gripais. Somente crianças pequenas com febre, o que é normal nessa época”, informa Aline.

A farmacêutica avalia que a população são-marquense tem aumentado os cuidados para não ficar doente, além de procurar as unidades de saúde apenas em extrema necessidade. Também por esse motivo, reduziram os casos de monitoramento. “As procuras diminuíram no Hospital e na Secretaria também. O Caps atende de quatro a cinco pessoas por dia só, então acredito que a baixa procura no Hospital também tem relação com a diminuição de casos monitorados”, observa Aline Brochetto.