-
CORONAVíRUS
SAúDE
São Marcos tem primeiro caso suspeito de Coronavírus: ‘no Pronto Socorro do Hospital o movimento é tranquilo’
Secretaria de Saúde informa que paciente de 53 anos tem histórico de viagem recente para o exterior e atualmente está em isolamento domiciliar, não necessitando passar por atendimento no Hospital. Conforme dirigente do HSJB, só estão procurando atendimento no Pronto Socorro casos de urgência e emergência: 'a população está consciente, se cuidando'
5 anos atrás
Imagem apenas ilustrativa
Nesta quinta-feira, dia 19 de março, por meio de boletim epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos confirmou o primeiro caso suspeito de Coronavírus (covid-19). A paciente, uma mulher de 53 anos, tem histórico de viagem recente para o exterior e atualmente está em isolamento domiciliar. O exame realizado foi enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para análise e o resultado deve ser divulgado nos próximos dias. O atendimento foi realizado conforme prevê o Plano Municipal de Contingência e Ação para o Coronavírus.
De acordo com o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, “o Executivo municipal preza pela transparência nas informações”. Portanto, conforme o prefeito, novidades sobre o caso serão divulgadas a população assim que tiverem mais detalhes”. Até o final da tarde desta quinta-feira (19) será divulgado novo decreto com mais ações preventivas ao Coronavírus no município.
Atendimentos no Hospital São João Bosco: ‘está tudo muito tranquilo’
Segundo informa a farmacêutica do Hospital São João Bosco, Aline Brochetto, no Pronto Socorro da instituição pacientes com problemas respiratórios de urgência e emergência estão sendo atendidos em consultório isolado. “No Pronto Socorro temos um consultório específico para atender casos de síndrome respiratória. Estamos tranquilos porque só estão entrando casos de urgência e emergência, por enquanto não estamos atendendo mais casos eletivos (procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência). As pessoas que são suspeitas estão sendo isoladas e nós estamos usando os devidos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual, orientados pelo Ministério da Saúde: gorro, máscara N95, luvas, aventais descartáveis e óculos protetores) para entrar nos quartos, dar as informações, tirar sangue e dar a medicação dos pacientes”, detalha Aline Brochetto.
Conforme acrescenta, o Laboratório São Marcos está realizando exames do vírus Influenza, o que contribui para descartar pacientes da suspeita de Coronavírus. “Se esse teste dá positivo, a pessoa é liberada, porque aí é gripe normal. Mas o pessoal está bem consciente, está se cuidando. Aqui no Hospital está tudo muito tranquilo”, afirma Aline Brochetto.