• Lattualita

    GERAL

    CIC São Marcos promoveu palestra com Mobi Caxias

    Entidade formada por lideranças locais e regionais, entidades empresariais, sindicatos e associações, apresentou case de sucesso em São Marcos no último dia 10 de dezembro

    5 anos atrás

No último dia 10 de dezembro, terça-feira, a CIC São Marcos promoveu palestra com o presidente do Mobi Caxias (movimento Mobilização por Caxias), Carlos Zignani, e o vice-presidente do movimento, Astor Schmitt, no Auditório Municipal Joaquim Grison. O evento teve o tema “Mobilização por São Marcos – Uma jornada em prol do desenvolvimento econômico e social da região”. “É preciso unir a Serra para utilizações que são de bem a toda região, não somente a uma cidade isolada. Temos que nos solidarizar com as demais cidades, com a região como um todo, batalhando juntos para que o fluxo da região possa refletir em cada município”, declarou o vice-presidente do Mobi Caxias, Astor Schmitt.

Durante o evento os palestrantes detalharam como se inicia o movimento, por meio de reuniões de conscientização, estruturação de conselhos, câmaras temáticas, voluntários e lideranças, até a instalação física. Também citaram como outras cidades começaram o movimento, com desafios muito parecidos e que, a exemplo de Maringá (PR), já possuem 1/4 de século de trabalho, evidenciando o alto grau de persistência que é preciso para avançar o projeto. “Mas é possível, basta ter pessoas engajadas na causa”, assinalou Astor Schimitt.

O vice-presidente do Mobi Caxias observou que a região da Serra necessita de mais atrativos para que haja investimento das empresas. “A região precisa perceber que existem empresas investindo fora do país quando poderiam ficar na nossa região, mas para isso precisa haver atrativos. De tempos para cá houve perda de dinamismo econômico e social, fechamento de empresas, fuga de investimentos e empresas, crescimento vegetativo, desemprego, insegurança, criminalidade. É preciso haver foco e investimento que mude o perfil de uma comunidade, pois enquanto nós não estamos atraindo empresas, outros estão”, pontuou.

CIC São Marcos analisa cases de sucesso para criar novo movimento em prol do desenvolvimento do município

Durante o evento da Mobi Caxias em São Marcos, o presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo, sugeriu montar um comitê para trabalhar na criação de um movimento no município, deixando aberto para que os presentes se voluntariassem. A CIC recebeu 15 nomes para iniciar o movimento e aguardará orientações do Mobi Caxias para os próximos passos. “Quando eu convidei o Mobi Caxias para vir a São Marcos, falar sobre o processo daquilo que eles estão fazendo, isso faz parte de uma ideia de criar um movimento em São Marcos. Não quer dizer que vamos assumir o Mobi ou nos agregarmos a eles, nós queríamos ouvi-los. Eu pedi para o pessoal que tem interesse em participar de um grupo que desse o nome e nós tivemos algumas pessoas interessadas. Então vai ser organizado esse grupo e tem uma ou duas cidades dentro do Estado que apresentaram cases de sucesso na Federasul e a gente vai marcar com eles um fim de semana pra conhecer também. Queremos fazer uma análise de diferentes movimentos, para entender qual seria o melhor para São Marcos”, explica Dorival.