-
GERAL
Em São Marcos, 207 expositores e público de 49 mil visitantes garantem sucesso da 3ª Fenamarco
Realizada de 10 a 13 de outubro, junto a 48ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, feira reuniu comércios, indústrias e representantes do setor do Transporte de São Marcos e região
5 anos atrás
Banda Barbarella foi uma das atrações promovidas pela Rádio Viva no Palco Multicultural da Fenamarco (Foto Rádio Viva)
De 10 a 13 de outubro aconteceu a terceira edição da Fenamarco (Feira de Transporte, Indústria e Comércio de São Marcos), realizada junto a 48ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas. Organizada pela Isme, entidade formada por representantes da Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM), Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), prefeitura e Paróquia de São Marcos, neste ano a feira teve público superior às suas edições anteriores. Conforme os organizadores da Fenamarco, a estimativa é de que 49 mil (48.999) pessoas passaram pelo Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro durante os 4 dias da feira, registrando um público maior do que na primeira edição (41.398 visitantes), em 2017, e na segunda edição (45 mil visitantes), em 2018. “A participação do público foi intensa. Houve muitos elogios em função do formato da feira nesse ano, com a ocupação do campo de futebol, a nova área de palco para os shows ficou muito agradável, e o pessoal gostou bastante. Esse novo layout agradou muito os visitantes e os próprios expositores gostaram muito também. O tempo também colaborou nesta edição, tivemos uma semana de sol, foi praticamente uma bênção. Os números com certeza superaram o ano passado”, destaca Sílvio Pedrotti, presidente da Isme, citando a grande adesão aos shows realizados no Palco Multicultural do Parque Albino Antônio Ruaro. “Nos shows promovidos pela Rádio Viva neste domingo (13), à tarde, no Palco Multicultural, por exemplo, dava a impressão de que tinha mais gente do que no show nacional do Michel Teló, na edição de 2018 da Festa. Tinha realmente muita gente”, assinala Sílvio Pedrotti.
Comércios, indústrias e representantes do setor do Transporte do município e região se dedicaram aos seus estandes no Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro e no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, para divulgar sua marca, produtos, serviços, ofertas e novidades. Conforme estimam os organizadores da 3ª Fenamarco, o evento contou com a participação de 207 expositores dos três setores que englobam a feira. Na área da Indústria, foram 44 estandes ocupados, sendo que em alguns casos mais de uma empresa expositora dividiu o mesmo estande. “Foram 37 expositores são-marquenses, incluindo a sala de negócios da CIC, e mais 7 empresas de fora do município”, detalha Clenara Chemello, gerente administrativa da CIC São Marcos. Na área do Transporte 15 empresas expuseram, já no Comércio e Serviços foram 136 expositores e na praça de alimentação do parque, concentrada no campo municipal de futebol, mais 12 empresas expositoras. “Muitos expositores com quem nós conversamos informalmente estavam muito satisfeitos. Acharam a feira interessante de participar, porque teve muita circulação de pessoas, e por ser multisetorial, ou seja, uma feira que agrada todo tipo de público. Havia atividades para todas as pessoas que vieram ao parque. Até o pessoal dos caminhões, da área dos pesados, que aparentemente não tem o público da massa como foco deles, fecharam bastante negócios. Foi uma feira de negócios bastante atrativa, porque os expositores tiveram resultado”, observa Sílvio Pedrotti. Também conforme dados da organização do evento, a tradicional procissão motorizada realizada neste domingo (13), a partir das 7 horas – iniciando em frente à Igreja de São Cristóvão, no bairro Michelon, e indo até a Igreja Matriz, com a bênção de Nossa Senhora Aparecida – contou com a participação de 5 mil veículos, entre motocicletas, carros e caminhões.
Vice-presidente da AMSM César Bolzan: ‘A Fenamarco fortaleceu a Festa dos Motoristas’
Há 3 anos como vice-presidente da Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM), entidade organizadora da Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, César Bolzan avalia o crescimento da festa desde a criação da Feira de Transporte, Indústria e Comércio de São Marcos. “A Festa só vem aumentando. Depois que lançamos a Fenamarco, ela vem crescendo e tomando proporções que a gente nem imaginava. Acho bom frisar que a Festa dos Motoristas continua e a Fenamarco é uma agregada, porque muita gente acha que a Festa dos Motoristas não existe mais, mas, pelo contrário, a Festa dos Motoristas se fortaleceu. Antes de nós termos a Fenamarco nós tínhamos ‘x’ expositores na área do Transporte, e, depois que lançamos a feira, aumentou muito a participação dos transportadores”, revela César Bolzan. Conforme salienta, a Fenamarco passou a ser reconhecida fora do município. “Muitos expositores de fora de São Marcos começaram a ligar, gente que nós nem imaginávamos, tanto da área do Comércio quanto da Indústria. Alguns entraram em contato com a organização da feira um mês antes, outros uma semana antes, e até na quinta-feira (10). Sempre teve gente ligando, procurando, se informando, pessoas que saíram de outras feiras e vieram direto para a Fenamarco montar seus estandes. A nossa Feira realmente está se consolidando”, aponta Bolzan.
Major Juliano Amaral: ‘Não tivemos nenhuma ocorrência de maior relevância durante a 3ª Fenamarco’
A Brigada Militar de São Marcos realizou policiamento ostensivo durante a 48ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas e 3ª Fenamarco. Na procissão motorizada não houve nenhuma ocorrência registrada e, na Fenamarco, nos 4 dias de feira houve somente uma ocorrência de desentendimento no parque de diversões, com intervenção da BM, que orientou as partes envolvidas. Conforme destaca o major Juliano Amaral, subcomandante do 36º Batalhão de Polícia Militar da Serra, o evento transcorreu sem maiores problemas. “Na semana passada tivemos apreensão de drogas (na Rodoviária de São Marcos) e depois foi uma rotina tranquila. Não tivemos nenhuma outra ocorrência de maior relevância. Além do efetivo orgânico do pelotão de São Marcos, nós contamos com o apoio do nosso pelotão de operações especiais e setor de inteligência do 36º BPM. Tivemos ainda o apoio do batalhão de choque de Caxias do Sul, na sexta-feira (11) à noite, no sábado (12) desde a tarde até a madrugada e, no domingo (13) também, começaram às 15 horas e foram até o final do evento, às 22 horas. São aqueles horários onde tem maior concentração de público”, informa o major Juliano, salientando que a BM seguiu com a atividade de rotina durante a 48ª Festa e 3ª Fenamarco. “Além do evento, fizemos a cobertura da cidade, porque as demandas não param”, pontuou.