• Lattualita

    EDUCAçãO

    São Marcos terá I Festival de Coros Infantojuvenil neste dia 28

    Festival é organizado pela Escola Orestes Manfro e terá participação de outros seis coros da região, além da Orquestra da Flautas da escola. Apresentação será na Igreja Matriz de São Marcos, a partir das 14h30

    5 anos atrás

    Coro Lumiar, da Escola Orestes Manfro, representa São Marcos no I Festival do município (Foto: divulgação)

Há quatro anos a Escola Estadual Orestes Manfro, de São Marcos, se dedica também ao ensino de música no ambiente escolar. No contraturno, a maestrina Aline Spadari Giacomet dá aulas de canto e de flautas para os alunos da Orestes, sendo aberto para a participação de alunos de outras escolas do município. Eles formam o Coro Lumiar e a Orquestra de Flautas. Com o objetivo de apresentar esses talentos ao município e promover um encontro de coros da região, a Escola realiza o I Festival de Coros Infantojuvenil. Será no dia 28 de setembro, sábado, a partir das 14h30, na Igreja Matriz. A primeira edição do festival em São Marcos terá a participação do Coro e da Orquestra de Flautas da Orestes e outros seis coros da região, vindos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Pádua e Coronel Pilar. A entrada é gratuita, e aberta a toda a comunidade que queira prestigiar os jovens talentos. A sugestão é que, na entrada, seja doado 1 kg de alimento não perecível, a ser doado para entidades assistenciais de São Marcos.

Orquestra de Flautas da Orestes também se apresentará no Festival de Coros (Foto: divulgação)
Orquestra de Flautas da Orestes também se apresentará no Festival de Coros (Foto: divulgação)

O integrante do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da Escola Orestes e também da organização do Festival, Jozimar dos Santos, explica que o evento será realizado tendo como exemplo outros festivais da região. “Nós do CPM, da direção da Escola e a maestrina decidimos organizar o festival. O desejo surgiu porque já fomos para outras cidades e tivemos oportunidade de estar em outros festivais, então esse ano resolvemos sediar o primeiro encontro aqui na nossa cidade, para participar também desse circuito. Conversamos com a Secretaria de Turismo, entidades e conseguimos apoiadores”, relata Jozimar, destacando a relevância da realização desse evento em São Marcos. “É uma forma de trazermos visitantes para São Marcos e também de divulgar os talentos e incentivar outros a desenvolverem projetos similares de cultura, uma necessidade tão atual não apenas em São Marcos”, ressalta.

O integrante da organização explica que o evento será especialmente para a apresentação dos coros, mas contará, ainda, com a apresentação da Orquestra de Flautas, também da Escola Orestes Manfro. A Igreja Matriz de São Marcos foi o local escolhido devido à acústica. “Escolhemos a igreja pela acústica, é o local mais adequado em São Marcos para a apresentação de coros”, esclarece. O I Festival de Coros Infantojuvenil é realizado pela Escola Orestes Manfro e conta com patrocínio da prefeitura, CIC e Mondiale Acrílicos e apoio da Paróquia de São Marcos e Sicredi.

Maestrina: ‘música trabalha matemática, ritmo e concentração’

Atualmente, o Coro da Escola Estadual Orestes Manfro conta com 25 alunos e a Orquestra de Flautas com 20 alunos, com idades entre 6 e 12 anos. Eles são regidos pela maestrina Aline Spadari Giacomet, que ressalta a importância do ensino da música na escola. “A música trabalha a matemática, ritmo e concentração. Eles ganham senso de cooperação, porque não depende de uma pessoa sozinha para fazer o coro, criam vínculo de amizade, desenvolve a coordenação motora e criatividade, por meio de coreografias. Ajuda tanto socialmente como em sala de aula”, cita a professora. Ela ressalta que a realização do festival, além de ser um atrativo cultural para o município, é uma forma de inspiração para os alunos. “Isso é bom para eles verem outras possibilidades. Muitas pessoas pensam no coro como uma coisa parada, mas teremos coros diferentes, alguns mais desenvolvidos, alguns com instrumentos. Vai ser um espelho para eles”, pontua Aline.