-
DESTAQUE
O colorido exuberante das azaleias na Praça Dante Marcucci
Em São Marcos, azaleias encantam moradores e visitantes adornando áreas verdes da praça central
5 anos atrás
Plantadas próximas umas das outras, as azaleias formam verdadeiros muros naturais coloridos (Fotos: Jornal L'Attualità)
A Praça Dante Marcucci, em São Marcos, tem um colorido especial neste final de inverno. Se você passar pela praça central, seja para um passeio com a família ou para levar os filhos ao parque infantil, será atraído pela estrela do momento: as azaleias. Durante o ano pode ser que as folhas verde-escuras não chamem muito a atenção, contudo, no final da estação mais fria do ano, a planta proporciona flores de cores vibrantes. Na Praça Dante Marcucci, as azaleias roxas acabaram se tornando adorno que chama a atenção: em frente a Igreja Matriz, próximo a nova concha acústica, no contorno do parque infantil. Plantadas próximas umas das outras, elas formam verdadeiros muros naturais coloridos.
‘Poda no tempo e forma corretos é fundamental’
Arbusto de origem chinesa, a azaleia é uma planta utilizada em praças e locais públicos de diversos municípios do Brasil. É uma flor que não dá trabalho: tolera períodos de seca, solos pobres e luz extremamente variável, ou seja, ela floresce tão bem na sombra quanto no sol. Além das cores roxo e branco, elas também se apresentam em salmão, coral e bicolor em formato simples (caso da Praça Dante Marcucci) ou dobrada.
De acordo com o secretário Municipal de Serviços Públicos e Urbanos de São Marcos, Vinícius André Capeletti, o plantio das azaleias foi feito pelo poder público municipal há muitos anos. Já as flores dos canteiros centrais (exceto os 9 remodelados recentemente) são produzidas no horto municipal. “Nos canteiros antigos estão sendo feitas algumas substituições e limpezas”, informa Capeletti. Quanto às azaleias, a poda no tempo e de forma corretos foram indicados por Capeletti como fundamentais para proporcionar o visual exuberante no inverno 2019. “O plantio foi feito há anos e agora foi feita a poda. Foi deixado muito tempo sem podar, então, até alinharmos a poda demorou, por isso agora está bonito”, detalha o secretário municipal.