• Lattualita

    AGRICULTURA

    Em São Marcos, programa de Capacitação de Agricultores ofertará três cursos em setembro

    Cursos gratuitos serão sobre Operação e Manutenção de Tratores Fruteiros, Aplicação Correta de Defensivos e Regulagem de Pulverizadores e jardinagem. Haverá programação nos dias 2 a 6 e 25 a 27 de setembro

    5 anos atrás

    Programa já capacitou mais de 150 agricultores desde 2017 (Foto: divulgação)

O Programa Municipal de Capacitação de Agricultores, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura de São Marcos desde 2017, vem agregando conhecimento aos produtores locais. Através do programa já foram realizados 10 cursos, que capacitaram cerca de 150 agricultores em diferentes temas: gestão rural, reciclagem, artesanato, panificação, aplicação correta e segura de agrotóxicos, saneamento básico, processamento de frutas e hortaliças e a produção em estufa. Agora, no mês de setembro acontecerão novos cursos capacitação. Além da prefeitura, também estão à frente da programação o Senar, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos. “Este trabalho é uma meta de governo do prefeito Evandro Kuwer. Foi iniciado em 2017, com a realização de dois cursos. Em 2018 foram cinco. E em 2019 serão no total seis. Até o final do ano 210 alunos serão capacitados. E já estamos fazendo o planejamento dos cursos que serão ofertados em 2020”, conta o secretário municipal de Agricultura, Fabiano Varela.

Neste mês de setembro, o primeiro deles será nos dias 2, 3 e 4, sobre Operação e Manutenção de Tratores Fruteiros. Nos dias 4, 5 e 6 haverá o curso sobre Aplicação Correta de Defensivos e Regulagem de Pulverizadores, que aborda a Norma Regulamentadora 31 (NR – 31). Esta legislação trata sobre a segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. E nos dias 25 a 27 de setembro acontecerá curso de jardinagem. “São ações que buscam oferecer ao público alvo condições de se qualificar e melhorar a condução das atividades no campo, estimular o empreendedorismo rural, oferecendo possibilidades de industrialização de matéria prima, segurança no trabalho e prevenção de acidentes com máquinas agrícolas”, detalha Fabiano.

As aulas teóricas serão realizadas na sala do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores de São Marcos e as práticas nas garagens da prefeitura, localizada no bairro Polo. O público alvo dos cursos são, especialmente, agricultores do município, mas toda a comunidade pode participar, já que as atividades são totalmente gratuitas. Cada curso dispõe de 15 vagas e para participar é necessário inscrição prévia. É possível se inscrever presencialmente, por telefone, ou diretamente Secretaria de Agricultura (segundo andar da Prefeitura, telefone 3291 9958), no escritório da Emater (Rua Osvaldo Aranha, 835, telefone 3291 1524) ou ainda no Sindicato (Rua Osvaldo Aranha, 835, telefone 3291 1267).