• Lattualita

    DESTAQUE

    5 novos policiais militares para São Marcos: ‘é o maior efetivo destinado dentro do batalhão’

    36° BPM de Farroupilha recebeu 12 novos policiais. Destes, 5 vieram para São Marcos, 4 para Farroupilha, 2 para Nova Pádua e 1 para Flores da Cunha

    5 anos atrás

    São Marcos recebeu 5 policiais, o equivalente a 41,6% do total de soldados destacados para o 36° BPM de Farroupilha (Fotos: divulgação 36° BPM)

Boas notícias na área da segurança pública são sempre bem-vindas. São Marcos e outros 25 municípios da Serra gaúcha comemoram a chegada de 262 novos policiais militares nesta segunda-feira, dia 19 de agosto. Em encontro realizado no auditório do Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, os novos soldados enviados para a Serra escolheram os municípios de atuação. Doze policiais integraram o 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM) de Farroupilha que, além de Farroupilha, compreende as cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos.

‘Essa distribuição deve-se também às boas relações de São Marcos com o governo estadual’

O município de São Marcos recebeu 5 policiais, o equivalente a 41,6% do total de soldados destacados para o 36° BPM de Farroupilha. “Temos que reconhecer essa mobilização de toda a comunidade são-marquense. As forças políticas têm muitos contatos com o governo. Além de técnica, a distribuição tem essa questão das boas relações das entidades de São Marcos com o governo do Estado”, aponta o subcomandante do 36º BPM de Farroupilha, o major Juliano Amaral. Ele destaca, ainda, o fato de São Marcos estar isolada dos demais municípios, fator que contribuiu ainda mais para a vinda dos novos policiais. “Nós não temos um apoio muito próximo de São Marcos em caso de necessidade, por isso é bom ter o efetivo reforçado. Com a chegada de 5 policiais, será a sede destacada do batalhão com mais militares que nós temos”, informa o major.

Major Juliano Amaral (E) com novos policiais no 36° Batalhão de Polícia Militar de Farroupilha

2019 mais tranquilo após intervenções na segurança

Em entrevista ao Jornal L’Attualità nesta terça-feira, 20, o subcomandante do 36° Batalhão de Polícia Militar (36° BPM) de Farroupilha, o major Juliano Amaral, destacou que no ano de 2019, na região, o número de crimes diminuiu se comparado ao mesmo período do ano passado. “São Marcos, nesta época, nós estávamos correndo atrás da máquina. A questão dos homicídios e do tráfico de drogas era muito presente. Depois nós tivemos uma série de intervenções, deu uma diminuída, e esse ano se mantém tranquilo. Nós temos feito algumas ações pontuais, todas ações com êxito, efetuamos prisões, mas fora da nossa região não tenho visto aquela correria que nós tínhamos no ano passado, questão de roubo, emprego de arma, homicídios, ameaças, entre outros”, explica o major Juliano Amaral.

Como observa o subcomandante Juliano Amaral, a diminuição da criminalidade registrada também em São Marcos é resultado das ações do governo do Rio Grande do Sul dentro do programa RS Seguro. Após uma pesquisa feita pela administração mostrar que 82% dos gaúchos estão preocupados com a segurança, o governador Eduardo Leite (PSDB) decidiu implantar o programa que consiste em uma série de ações, em diversas áreas, com o objetivo de conter a criminalidade. Na área da segurança pública, o subcomandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM) de Farroupilha, major Juliano Amaral, destacou como principais ações do programa na região a formação e envio de novos policiais militares para a Serra, a compra de novas viaturas, a criação de dois batalhões de choque (um para a Serra e outro para a região Sul), a aquisição de carro blindado para Bento Gonçalves (em parceria com empresas privadas) e o cercamento eletrônico para leitura de placas veiculares.

Em São Marcos, 10 novas câmeras em funcionamento

Desde o último dia 7 de agosto, as 10 câmeras de videomonitoramento instaladas na área central de São Marcos entraram em funcionamento. Elas foram instaladas em pontos estratégicos definidos pela Brigada Militar. A solenidade de inauguração da central de videomonitoramento do município ocorre no próximo dia 4 de setembro, às 15h, na sede da BM de São Marcos.