-
GERAL
Comércio são-marquense vai à Expoagas nos próximos dias 20 a 22 de agosto
Maior feira do ramo varejista do Brasil acontecerá nos dias 20 a 22 de agosto. São Marcos será representada pela Cooperativa, Mercado São-Marquense e Mercado São Martinho
5 anos atrás
Expoagas deve receber cerca de 48 mil visitantes em 2019 (Foto: divulgação)
Neste mês de agosto acontece mais uma Expoagas, a maior feira supermercadista do Cone Sul. O evento chega a sua 38ª edição em 2019 e, novamente, contará com a presença de representantes do comércio são-marquense. A feira ocorre de 20 a 22 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, e gera frutos em todo o Brasil e outros 11 países participantes. São Marcos também será diretamente beneficiado com a participação dos mercados locais, que buscam agregar novos conhecimentos e trazer novidades aos consumidores são-marquenses. Além do networking possibilitado pela exposição de produtos, que contará com fornecedores, equipamentos e serviços para o varejo, apresentando mais de 800 novidades ao mercado, a Expoagas oferece programação com uma série de palestras sobre bem estar, inovação, comércio, consumo, negócios, gestão, entre outros temas.
A Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco é uma das empresas são-marquenses que irá participar do evento. Anualmente, a Coop leva diretoria e funcionários para conhecer as novidades do setor e promover conhecimento aos colaboradores. “É uma maneira de presentear os funcionários levando eles para lá, eles gostam bastante. Isso gera um engajamento melhor no trabalho deles. Eles adquirem conhecimento pelas palestras e conhecem mais os produtos que são vendidos, porque tem a exposição e a explicação”, comenta Tania Ampessan, gerente de compras da Cooperativa. Ela ressalta que a feira é o evento mais importante do setor, sendo fundamental para apresentação das novidades aos lojistas. “Esse ano vai ter até uma palestra internacional, é mais focado no conhecimento mesmo. E tudo isso nos ajuda a conhecer novas empresas, que apresentam produtos novos, lançamentos, tendências de mercado. É o principal evento de supermercados”, pontua.
O proprietário do Mercado São-Marquense, Wagner Sotoriva, também revela que participará da feira neste ano e destaca a atualização como principal benefício da Expoagas. “A feira apresenta novos produtos que às vezes não encontramos aqui. A forma de exposição dos produtos também ajuda a criar algumas ideias aqui para a loja. A gente negocia com fornecedores, faz novas parcerias e nos mantemos atualizados”, ressalta. João Felipe Fochesato, proprietário do Mercado São Martinho, também deverá participar da Expoagas 2019. Ele comenta sobre as vendas ao longo dos oito primeiros meses de 2019 e observa que a feira pode dar uma motivação a mais para o comércio. “As vendas estão paradas. No começo do ano foi bem, depois parou e continua meio freada. A feira ajuda a nos motivar um pouco mais para trazer ideias novas. É uma feira de negócios, que tem muitas novidades, palestras que são muito interessantes, sempre geram mais conhecimentos”, assinala.
Expoagas terá palestra internacional com canadense Mike Ross
A Expoagas 2019, realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), oferecerá uma série de atrações com reconhecimento nacional para conversar com o público sobre temas da atualidade e, principalmente, do mundo dos negócios. O evento inicia no dia 20 de agosto, a partir das 9h, no teatro do Sesi. A primeira atração é a palestra magna com Glória Maria, a partir das 10h30. A jornalista e repórter da Rede Globo falará sobre o tema “É preciso se reinventar”. Às 12h abre a feira de negócios, no Centro de Eventos. No dia 21 de agosto acontece a palestra internacional com Mike Ross. Canadense, Ross é especialista em vieses cognitivos e comportamento do consumidor. Falando inglês, francês e português, ele irá palestrar sobre as razões que fazem o cliente realizar determinadas escolhas. Como empresário e conselheiro de executivos e CEOs de algumas das maiores empresas de venda direta ao consumidor, Mike os ajuda a delinear e implementar produtos e serviços dinâmicos que servem às necessidades dos clientes. Antes de lançar Juniper, uma empresa boutique de consultoria empresarial, Mike trabalhou na McKinsey & Company no grupo de inovação e comportamento de consumidores; como diretor geral de uma firma de fundos de investimento; e como especialista de marketing e produtos na eBay. Ele é o associado sênior em inovação social da Jeanne Sauvé Foundation, uma ONG de liderança pública canadense.
Outra palestra de destaque é com o filósofo e escritor Clóvis de Barros Filho, com reflexões sobre a vida e carreira. No último dia de Expoagas, 22 de agosto, acontecerão as palestras com o jornalista Alexandre Garcia, sobre as perspectivas do cenário político no Brasil e visões sobre os impactos no consumo; e também com Marcio Atalla, que falará sobre o bem-estar pessoal e profissional, a partir das 10h30, no teatro do Sesi. Haverá também a palestra Agas Mulher, com a atriz Cláudia Raia, falando sobre empreendedorismo. Será no dia 21, às 15h. No dia 20 também haverá o Seminário Jurídico, com Ricardo Neves Pereira, a partir das 15h. Ocorrerão oficinas sobre relacionamento nas redes sociais, gestão ambiental e visitas técnicas a empresas, como a Coca-Cola.
Feira deve movimentar R$ 520 milhões em negócios
Além das palestras, o grande foco da Expoagas é oportunizar networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes. O evento deverá reunir cerca de 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, por isso, é prevista a movimentação de pelo menos $ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes. Neste ano, a Expoagas buscará expandir a exposição de alimentos com apelo saudável, como tapiocas, produtos orgânicos e barras de cereais, que estão entre as tendências e hábitos de consumo dos gaúchos nos supermercados.
Toda a programação será gratuita aos participantes da Expoagas 2019, mediante pré-inscrições válidas para os três dias do evento, pelo site www.agas.com.br. Até o dia 16 de agosto a inscrição é gratuita para varejistas e produtores rurais. Para fornecedores e sócios Agas o custo é de R$ 30. Para fornecedores não sócios Agas e visitantes, a inscrição custa R$ 150. Após o dia 16 de agosto, na secretaria do evento, a inscrição custa R$ 30 para varejistas sócios Agas; R$ 80 para varejistas não sócios; R$ 50 para fornecedores sócios; e R$ 150 para fornecedores não sócios e visitantes.