• Lattualita

    PLANTãO POLICIAL

    BM de São Marcos vistoriou conhecidos pontos de tráfico da cidade durante operação neste final de semana: ‘Os pontos são os mesmos, o que muda são os autores’

    Durante o final de semana, BM prendeu uma mulher, um homem e um adolescente por tráfico de drogas. Foram apreendidas quantias de crack e maconha e vistoriados oito estabelecimentos comerciais

    5 anos atrás

    Operação buscou inibir crimes de roubo, perturbação de sossego e tráfico

Neste final de semana, das 18 horas de sexta-feira (28) às 21 horas de domingo (30), o 36º Batalhão de Polícia Militar da Serra, juntamente com a Brigada Militar de São Marcos, realizou a operação Saturação de Área no centro e bairros da cidade. Além de buscar intensificar o patrulhamento na área urbana, fiscalizando estabelecimentos comerciais e veículos e fazendo abordagem a pessoas, com o objetivo de coibir e combater delitos de roubo, furto e perturbação do sossego, a ação também teve como foco desarticular conhecidos pontos de tráfico da cidade. “Os pontos de droga de São Marcos são os mesmos com os quais nós trabalhamos o ano passado inteiro. O que muda são os autores dos crimes, porque as pessoas que prendemos saem de circulação, mas outras assumem os pontos de venda. Então a Operação Saturação de Área também focou nesse problema, além de realizar o policiamento ostensivo. E no próximo final de semana nós teremos uma continuidade do trabalho”, antecipa o major Juliano Amaral, sub-comandante do 36º BPM. Conforme detalha, a operação deste final de semana em São Marcos contou com a atuação de 16 policiais de fora do município – além do efetivo local – e 6 viaturas, sendo 2 de Flores da Cunha. Como resultado da ação, duas pessoas foram presas e um adolescente foi detido. Nos três dias foi apreendida a quantia de 2,3g de maconha e 60 pedras de crack,  totalizando 9,7g. Nas fiscalizações a estabelecimentos comerciais não foram constatadas irregularidades. Também foram vistoriados veículos e pedestres.

‘Mesmo que não tenha sido preso, ele ainda poderá responder pelo crime de tráfico de drogas’

Na noite de sexta-feira (29), durante patrulhamento em local conhecido pelo tráfico de drogas, a BM efetuou prisão em flagrante. L.M.S. foi abordado na Rua Antonio Aumond, no loteamento Colina Sorriso, por volta das 22h30, portando 10 pedras de substância com característica de crack, que totalizaram 1,90g. O homem relatou ter comprado em uma residência e que estaria levando para alguns amigos. O autor recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Caxias do Sul, onde foi feito registro por posse de entorpecentes e suspeita de tráfico. “Nós tivemos essa prisão em flagrante, mas a Polícia Civil não entendeu como sendo tráfico, entendeu como sendo uso de entorpecentes. Aí foi feito o termo circunstanciado, que também é uma prisão, mas não é pelo flagrante de tráfico de drogas. Ele vai responder igual, até porque ele indicou onde ele tinha comprado, e é um ponto de drogas bastante tradicional na cidade. Inclusive eu estive conversando com o promotor de Justiça de São Marcos, Evandro Kaltbach, e ele disse que vai acompanhar pessoalmente esses fatos, porque ele pode também pedir que a investigação seja um pouco mais minuciosa e daqui a pouco pode vir a fazer a denúncia dele pelo crime de tráfico para o Poder Judiciário. Mesmo que não tenha sido preso no momento da ação policial, ele ainda poderá responder pelo crime de tráfico de drogas se nós tivermos alguns outros indicadores”, detalha o major Juliano Amaral.

Durante a operação a BM prendeu, ainda, uma mulher, e apreendeu um adolescente, também por tráfico de drogas. Além deles, foram flagradas duas pessoas maiores de idade e um menor portando entorpecentes. Esses, em seguida, foram liberados.

Bombeiros reanimam bebê em atendimento de emergência

Na madrugada deste domingo, 30 de junho, por volta de 0h30, um casal procurou o quartel do Corpo de Bombeiros de São Marcos com criança de 38 dias desfalecida. De acordo com os pais, a recém nascida havia se engasgado com leite. Imediatamente, um dos soldados iniciou os procedimentos de reanimação e obteve sucesso. Os pais e a bebê foram conduzidos pela guarnição até o Hospital Beneficente São João Bosco, onde a mesma recebeu atendimento e passa bem.