-
SAúDE
VACINAçãO CONTRA A GRIPE
Em São Marcos, vacinas contra a gripe para a população em geral estão chegando ao fim
Secretaria da Saúde de São Marcos iniciou vacinação contra gripe para população em geral nesta segunda-feira (3) e doses já estão terminando. Mais 300 unidades devem chegar hoje, mas procura é intensa
5 anos atrás
Meta de vacinação não foi atingida nos grupos de crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas (Foto: divulgação prefeitura)
Nesta segunda-feira, 3 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi estendida para a população geral em todo o Rio Grande do Sul. Desde o dia 22 de abril a população de risco está sendo vacinada contra a gripe. Agora, a vacina está disponível também para o restante da população, porém a quantidade de doses é limitada. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de São Marcos, Bruna Gonçalves, foram disponibilizadas 500 doses inicialmente, que já estão finalizando. “A procura foi muito grande, foram aplicadas cerca de 400 doses em pessoas que não são dos grupos de risco. Hoje algumas unidades de saúde já estão sem doses. Seguimos vacinando pessoas dos grupos, mas elas precisam ir até os postos o quanto antes”, ressalta Bruna. Ela anuncia que foram solicitadas mais 300 doses para São Marcos e deverão chegar às unidades de saúde ainda na tarde desta terça-feira (4). A orientação é para que a população ligue na Secretaria Municipal de Saúde, no telefone 3291 1805 ou 3291 6428, para confirmar a disponibilidade de doses.
Na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a meta era vacinar pelo menos 90% dos grupos de risco, meta definida pelo Ministério da Saúde. De acordo com nota divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde, até o dia 31 de maio o Rio Grande do Sul estava com apenas 76,63% de cobertura vacinal na campanha, por isso foi determinado que as doses fossem disponibilizadas para o restante da população. Em São Marcos, a abrangência da campanha chegou aos 87,70%. Das 7.084 pessoas que precisariam receber a dose, 6.213 foram até as unidades de saúde. Até o dia 3 de junho, foram vacinadas 1.025 crianças (82,07%); 494 profissionais da saúde (101,44%); 153 gestantes (90%); 30 puérperas (107,14%); 2.591 idosos (96,72%); 252 professores (121,15%); e 1.628 portadores de doenças crônicas (71,94%).
A Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos reforça que ainda faltam receber a vacina 224 crianças, 17 gestantes e 635 portadores de doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, obesos, renais crônicos, diabéticos, pessoas com problemas no aparelho respiratório, no coração, imunodeprimidos, com problemas neurológicos, entre outros). Essas pessoas devem procurar o mais breve possível o posto de saúde para receberem a vacina contra a gripe. “Foi liberado um quantitativo de vacinas para a população em geral, mas seguiremos vacinando e focados para atingir a meta geral de 90% para gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas”, informa Bruna. Conforme disponibilidade, as vacinas seguirão sendo realizadas em todos os postos de saúde do município. No Centro Municipal da Saúde o atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Nas ESF São José, Nicoletti e Francisco Doncatto é das 8h às 11h e das 14h às 17h. E na unidade de saúde de Pedras Brancas, das 8h às 11h45 e das 12h45 às 16h30.
Prevenção deve ser contínua
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso é importante que as pessoas que fizeram a vacina em 2018 façam neste ano novamente. No entanto, além da vacina, é preciso estar atento a outros métodos de prevenção da doença. A Secretaria da Saúde de São Marcos ressalta a importância da lavar de mãos frequentemente; manter ambientes ventilados; usar de álcool gel; desinfectar maçanetas, telefones e superfícies; tomar água; ter boa alimentação; e manter hábitos saudáveis de vida. Com a chegada do inverno, a circulação do vírus aumenta. Fique atento!