-
GERAL
Secretária de Saúde alerta para golpe envolvendo suposta compra de vacina contra meningite
Maristela Lunedo, secretária municipal de Saúde de São Marcos, recebeu informação de que pessoas estariam pedindo dinheiro na cidade para comprar vacina contra a Meningite, que é oferecida sem custo pelo sistema público de saúde
6 anos atrás
Vacina contra a meningite é oferecida de forma gratuita no sistema público de saúde
Na noite desta sexta-feira, 19 de abril, a secretária municipal de Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, conforme relato feito ao L’Attualità, recebeu telefonema informando sobre uma tentativa de extorsão de dinheiro envolvendo suposta compra de vacina contra a meningite. “Recebi a informação ontem à noite, de que pessoas estariam passando nas casas pedindo dinheiro para a comprar a vacina da meningite e que a mesma custaria mil reais”, revela Maristela. A secretária alerta a população são-marquense de que a abordagem se trata de um golpe, pois a vacina é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, assim como em toda a rede pública de saúde brasileira. “Para vacinar basta levar a criança ao Centro Municipal de Saúde ou postos de saúde do município com o cartão de vacinação da criança. São 12 vacinas, aplicadas antes dos 10 anos de idade em 25 doses”, observa Maristela. Ela lembra que o ideal é que toda a dose seja administrada na idade recomendada. “Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas, que é aplicada de forma gratuita. As vacinas da rede do SUS não tem custo nenhum ”, reforça Maristela.
Segundo a secretária municipal de Saúde, caso haja notificação de nova tentativa de golpe envolvendo a suposta compra da vacina o caso será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para investigação e punição dos autores. “Se surgirem mais situação vamos acionar a polícia”, afirma Maristela.