• Lattualita

    GERAL

    Moradores da Mulada temem queda de ponte que liga ao distrito de Criúva: ‘Se a ponte cair, não tem por onde a gente sair’

    Moradores procuraram subprefeitura de Criúva há um mês para pedir providências. Subprefeito Gilmar Baschera garante que ponte será reformada, mas ainda não há previsão de início das obras

    6 anos atrás

Moradores de São Jorge da Mulada, interior de Criúva, distrito de Caxias do Sul, estão preocupados com problemas na estrutura da Ponte da Antinha, que liga a estrada secundária onde residem, à via principal, a cerca de 3 km da parte urbana do distrito. Conforme informa uma das moradoras da localidade – a agricultora Bruna Machado dos Passos, 19 anos – há um mês um morador percebeu o desnível da ponte e avisou aos demais vizinhos. “No dia seguinte fomos à subprefeitura de Criúva para informar o problema e o subprefeito nos disse que tomaria as devidas providências. Porém, já se passou 1 mês e a ponte está na mesma situação. Já divulgamos várias imagens no Facebook, marcamos o subprefeito de Criúva e o prefeito de Caxias nas postagens e não tivemos nenhum retorno. Cerca de 10 famílias dependem dessa ponte para se deslocar até Criúva. Se a ponte cair, não tem por onde a gente sair, porque nos arredores tem o rio”, destaca Bruna, ressaltando que a ponte é antiga e foi construída pela prefeitura de Caxias do Sul. “Como passa o Rio das Antas por ali, eles construíram essa ponte, há muitos anos. A base dela é com pedras e tem uma chapa de concreto em cima. Ela deve estar a uns 3 metros e meio acima do rio. A quantidade de água do rio que passa agora é pouca, mas, se chover, dar uma enxurrada bem forte, ela ultrapassa por cima da ponte”, observa a moradora.

Vídeo mostra que estrutura da Ponte da Antinha perdeu estabilidade

Conforme detalha, pela ponte passam carros de passeio, caminhão de ração, caminhão do leiteiro e um micro-ônibus escolar com 5 crianças, 1 motorista e 1 monitor. “O meu pai (Ézio José Nunes dos Passos, 54 anos) é o motorista da Van escolar há 14 anos, e leva meu irmão, meus primos e outros amigos. Ele sempre passou por essa ponte e agora corre esse risco de cair. Estamos com muito medo que esta ponte caia e machuque algum inocente”, pontua Bruna dos Passos.

Subprefeito de Criúva: ‘Ponte será reformada em breve’

Procurado pelo L’Attualità, o subprefeito do distrito de Criúva, Gilmar Baschera, afirmou que a ponte será reformada, contudo, ainda não há previsão do início das obras. “Estamos esperando a licitação de um guincho, porque não podemos simplesmente pegar uma máquina, contratar e fazer. Mas nossa engenheira já está sabendo da situação dessa ponte, já está se programando e tem todas as peças prontas para a reforma. Nesse momento não temos previsão de quando vai começar, mas estamos focados nisso e garanto que a reforma vai iniciar em breve. Estamos muito preocupados com a comunidade e que possa haver algum acidente”, prometeu o subprefeito.