• Lattualita

    ESPORTES

    Explorando o ensino da língua inglesa através da música

    Professora de Língua Inglesa Marluse da Silva destaca benefício do uso da música para aprendizado dos alunos

    7 meses atrás

    Professora de Língua Inglesa Marluse da Silva destaca benefício da música para aprendizado dos alunos

O uso de músicas no ensino de inglês proporciona uma série de benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Primeiramente, a música é uma forma de arte universal, capaz de transcender barreiras linguísticas e culturais. Isso significa que os alunos de diferentes origens e níveis de proficiência podem se beneficiar do uso de músicas em sala de aula. Além disso, as músicas são uma fonte rica de vocabulário, expressões idiomáticas e gramática contextualizada. Os alunos podem expandir seu vocabulário e melhorar sua compreensão auditiva ao ouvir músicas autênticas em inglês. As letras das músicas muitas vezes apresentam uma linguagem mais informal e coloquial, o que reflete o uso cotidiano do idioma.

Outro benefício significativo do ensino de inglês por meio da música é o estímulo à motivação e ao engajamento dos alunos. Muitos estudantes se sentem mais motivados a aprender inglês quando estão envolvidos em atividades musicais, pois a música desperta emoções e cria uma conexão pessoal com o idioma.

Incorporando músicas na sala de aula

Existem várias maneiras de incorporar músicas no ensino de inglês em sala de aula. Uma abordagem comum é usar as letras das músicas como material de leitura, focando na compreensão do vocabulário e na interpretação do significado das palavras dentro de um contexto. Os alunos podem trabalhar em atividades como preencher lacunas, identificar sinônimos e antônimos, e discutir o significado de expressões idiomáticas.

Além disso, os educadores podem utilizar as músicas como ponto de partida para discussões sobre cultura, história e sociedade de países de língua inglesa. Isso ajuda os alunos a desenvolverem uma compreensão mais ampla do idioma e de seu contexto cultural.

Outra estratégia eficaz é pedir aos alunos que criem projetos baseados em músicas, como apresentações orais, ensaios escritos ou até mesmo performances musicais. Isso estimula a criatividade dos alunos e lhes dá a oportunidade de aplicar o que aprenderam de maneira prática e significativa.

Ao integrar músicas autênticas em suas aulas, os educadores podem proporcionar uma experiência de aprendizado mais envolvente e eficaz, ajudando os alunos a desenvolverem suas habilidades linguísticas de forma significativa. Portanto, é importante que os educadores explorem e incorporem o potencial da música em suas práticas de ensino de línguas estrangeiras, aproveitando ao máximo essa poderosa ferramenta de aprendizado.

MARLUSE DA SILVA – professora de Língua Inglesa em escolas de ensino fundamental e ensino médio na rede municipal e estadual, também leciona as disciplinas Língua Portuguesa e Literatura. Graduada em Letras na UCS, Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar e Especialista em Educação Inclusiva e Neuropsicopeda