• Lattualita

    GERAL

    Elos Hub, da CIC São Marcos, apresenta projeto final de seu espaço físico

    Apresentação do projeto da sede física do hub de inovação, que estará instalada no segundo andar do novo prédio da CIC São Marcos, aconteceu na última terça-feira (30), na sala da agência Sicredi Venâncio Aires

    1 ano atrás

Nesta terça-feira, dia 30 de maio, o Elos Hub de Inovação da CIC São Marcos, realizou encontro para apresentação do projeto final do seu espaço físico, que ocupará o segundo andar do novo prédio da CIC, abrangendo uma área de 388 m². O bate-papo com detalhes sobre a infraestrutura que o Elos proporcionará para seus associados aconteceu a partir das 19h, na sala da agência Sicredi Venâncio Aires, no novo prédio da CIC São Marcos.

De acordo com as arquitetas Ane Liposki e Ivania Capeletti, responsáveis pelo projeto, as obras de adaptação da sala ao projeto do Elos foram iniciadas em março de 2023, tendo já sido concluídas as etapas de adaptações de paredes de alvenaria e iniciadas as etapas de execução do Projeto de Prevenção Contra Incêndios e instalações sanitárias, para posteriormente serem executadas as etapas das instalações elétricas e colocação de forros e divisórias internas.

ESPAÇO ELOS: Recepção, arquibancada, palco para pitches, palestras, mentorias, copa/bar e lounges criam o ambiente perfeito para conectar pessoas e informações, bem como promover momentos de descontração e happy hours. É onde a interação acontece!

Conforme as arquitetas, o conceito da sede física do Elos Hub propõe espaços compartilhados. Divididos em zonas de acesso de diferentes níveis de controle. Os ambientes, no geral, são permeáveis e flexíveis, com fechamentos de vidro que permitem criar grandes espaços integrados (quando abertos), ou salas mais privadas, sem que se perca o contato visual. “Bem ao estilo urban jungle (floresta urbana), a aproximação com a natureza foi uma premissa para o planejamento desse projeto, trazendo aconchego, refúgio visual, bem-estar e acolhimento no uso diário, extremamente importantes para a saúde mental de quem o frequenta. Está presente em todos os espaços, desde a escolha dos materiais até a busca pela luz e ventilação naturais, trazendo um equilíbrio com sobriedade do concreto aparente já existente”, explicam as arquitetas.

Estúdio multimídia e sala para futura Secretaria do Desenvolvimento Municipal

Como destaca a integrante do Elos Hub, Isabela Borghetti, o espaço contará com o Estúdio Elos. “É um estudio multimídia, disponível para todas as empresas associadas ao projeto, para a gravação de lives, podcasts, fotos e vídeos de produtos. Também temos uma sala destinada para uma possível Secretaria do Desenvolvimento Municipal, que é um assunto que já iniciou com o poder público municipal e a gente vai evoluir para tentar deixá-la dentro do hub fisicamente”, antecipa Isabela Borghetti.

‘O Elos nasceu lá no final de 2021, de um grupo de pessoas inquietas, que tinham essa vontade de movimentar São Marcos’

Isabela Borghetti comenta sobre a criação do projeto ainda em 2021. “Quando a gente fala de inovação, falamos que é um jogo que se joga em time. Precisamos de visões diferentes de mundo, experiências diferentes, para conseguir construir uma coisa que atenda a todas as demandas que a nossa cidade possa ter. O Elos nasceu lá no final de 2021, de um grupo de pessoas inquietas que tinham essa vontade de movimentar São Marcos e criar pontes, não só dentro da cidade, mas também com outras cidades da região que estão com ecossistemas muito estruturados, muito fortes, e que sempre tiveram as portas totalmente abertas para nos receber, para construir junto, para crescer e evoluir lado a lado”, assinala Isabela.

MOBILIÁRIO ORGÂNICO E VERSÁTIL: as formas são minimalistas, curvas e puras, para que o espaço como um todo possa ser facilmente adaptável às variações de demandas de atividades

Como salienta, o lançamento oficial do projeto da sede do Elos Hub materializa o trabalho que já vem sendo realizado pelo hub de inovação dentro de pouco mais de um ano de existência. “Nossos eventos todos têm tido uma entrega muito legal, uma troca muito válida entre as pessoas que se engajam e participam. E o espaço do Elos é um espaço para a comunidade. Temos que agradecer muito a direção da CIC que abraçou esse projeto lá no começo, que investiu nisso e nos deu uma cartada de confiança para que a gente pudesse movimentar tudo isso aqui na cidade”, ressalta a integrante do Elos Hub.

COWORKING: Base para o desenvolvimento de novos negócios, uma combinação de jobs posts e área de relacionamento, compartilhamento de ideias e reuniões rápidas

‘O Elos vai ser um espaço de todos, para todos, para conseguir movimentar ideias, promover eventos, aproximar pessoas’

Isabela Borghetti observa que as arquitetas Ane Liposki e Ivania Capeletti conseguiram aplicar a inovação aberta no projeto de arquitetura do hub. “O Elos vai ser um espaço de todos, para todos, para conseguir movimentar ideias, promover eventos, aproximar pessoas, para São Marcos evoluir cada vez mais. E a gente espera que cada vez mais pessoas participem, tenham interesse em nos ajudar nessa construção, porque ela só vai ser efetiva se todo mundo fizer parte, der sua opinião, se engajar e estar ativo”, pontua Isabela Borghetti.

SALAS MULTIUSO: ocupadas ora de forma privativa, ora integradas à circulação e espaços de descanso e pausa para o cafezinho, fomentam o carácter colaborativo e dinâmico do coworking

‘A inovação não está apenas ligada a áreas tecnológicas, mas também a qualquer processo que atenda uma necessidade, que resolva uma dor e que gere valor para um negócio’

A Head de Inovação do Elos Hub Sheila Borghetti acrescenta que é gratificante o resultado do primeiro ano de realização do projeto no município. “Percebemos que em pouco tempo a troca de ideias e de conhecimentos se desenvolveu de forma efetiva. Favorecemos as experiências através de eventos leves, de assuntos efetivos, métodos múltiplos. A conversa é séria, mas a linguagem é descomplicada, o que facilita e muito a aproximação desse universo da inovação. Importante ressaltar que a inovação não está apenas ligada a áreas tecnológicas, que é o que geralmente vem num primeiro momento, mas também a qualquer processo que atenda uma necessidade, que resolva uma dor e que gere valor para um negócio”, aponta Sheila.

‘A CIC trouxe credibilidade ao hub desde o início’

Sheila também exalta o apoio da CIC São Marcos ao hub de inovação. “Além de nos proporcionar essa estrutura física maravilhosa que apresentamos na terça-feira (30) e que vai ser um divisor de águas na nossa atuação, a CIC trouxe credibilidade ao hub desde o início. Porque quando você tem uma entidade com uma atuação tão relevante na nossa cidade, e que consegue acompanhar esses processos, essa novidade, é de uma importância que não tem nem como mensurar”, destaca Sheila Borghetti.

A comissão do Elos Hub é formada pelos profissionais e empresários Andrew Magalhães, Ane Liposki, Clenara Chemello, Dayan Lazzaretti, Éder Pedrotti, Gabriela Gobbi, Isabella Borghetti, Felipe Vanin, Pedro Henrique Zanol, Paola Vedovelli, Rafaela Stedile e Sheila Borghetti.

Elos Hub já conta com 33 empresas são-marquenses associadas

Atualmente o Elos Hub conta com um total de 33 empresas associadas, sendo mantenedoras: Master Power, Bepo, Bontempo, Metal C, Eletro NA, Grupo Cardoso, RAV Correntes, J Marcon, Grupo HW e Fado; e Membro Gold: Rodocell, Borghetti Auto Peças e Adilson Meneguzzo Advogados. Também são associadas do projeto as seguintes empresas: Ouro Seguros, Colégio Mutirão, Link idiomas, Monte Santana, FACSM, Anna Karenina, Sinuelo, Galli, Olimpia, Fortsul, Metalúrgica Gedeval, Mentor Design Gráfico, Márcia Borghetti, Sicredi – Ag. Padre Feijó, Sicredi – Ag. Venâncio, Esquadrias Santa Rita, AMSM, Speakeasy, Construpar e Ajardinar.