• Lattualita

    GERAL

    Moradores reclamam da limpeza das ruas em São Marcos

    Vegetação invadindo calçamento é motivo de reclamação de moradores da Rua Alberto Torresini, região próxima ao bairro Francisco Doncatto

    2 anos atrás

    Vegetação invade calçamento na Rua Alberto Torresini

Na manhã da última sexta-feira (10), o L’Attualità recebeu reclamação dos moradores da Rua Alberto Torresini, região próxima ao bairro Francisco Doncatto, em São Marcos, quanto à vegetação que avança pelo calçamento devido à falta do trabalho de capina e limpeza da parte da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos. “Essa rua daqui a pouco não vai mais ter calçamento. E passar a máquina não vai resolver, precisa é de capina. Está uma vergonha. Passo ali todo dia para ir trabalhar. Os moradores da rua já ligaram na prefeitura e eles não fazem nada”, reforçou uma moradora à reportagem, que pediu para não ser identificada.

Vegetação invadindo calçamento gera reclamação na Rua Alberto Torresini

O L’Attualità apurou que realidade semelhante também pode ser observada, neste mês de março, em algumas ruas do centro da cidade, como, por exemplo, no trecho da Rua Dr. Rosa em frente à Biblioteca Pública Municipal de São Marcos.

Na Rua Dr. Rosa, vegetação invadindo pavimentação e calçada em frente à Biblioteca Municipal

Contra-ponto

Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de São Marcos informou ao L’Attualità que realizou roçadas no bairro Francisco Doncatto na primeira semana deste mês de março e que, para auxiliar e agilizar o serviço da equipe de servidores públicos da Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos (SSPU), foi também contratada, desde janeiro de 2022, a empresa terceirizada São José Pinturas, de São Marcos, por meio de licitação, que agora está responsável pela limpeza das ruas do centro e bairros da cidade, exceto as ruas do bairro Industrial, cuja limpeza seguirá sendo feita pela equipe da SSPU, que também continua responsável pela limpeza e manutenção das praças públicas do município. “Nós estipulamos um cronograma e a empresa contratada segue, mas a SSPU está sempre acompanhando os serviços e, quando há muita demanda, como é o caso desta época, uma equipe da própria Secretaria faz a manutenção das roçadas em alguns bairros, para que não fiquem desassistidos”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos e Urbanos, Vinícius Capeletti.

Nota da prefeitura de São Marcos na íntegra

Equipe terceirizada roçando no bairro Progresso, nesta segunda-feira (13)

Diante da reclamação sobre a vegetação nas margens das ruas do bairro Francisco Doncatto, a prefeitura de São Marcos vem a público informar que a roçada nesse local foi realizada pela empresa São José Pinturas há uma semana. Para solucionar esses problemas de limpeza pública, há cerca de um ano parte do serviço foi terceirizado, com empresa contratada por licitação.

A roçada é contínua. Nos últimos dias os trabalhos foram realizados também nos bairros Santo Antônio, Santini e no distrito de Pedras Brancas. Entretanto, nesta época do ano, o clima é favorável para o crescimento da vegetação. Como há períodos de sol e, em seguida, pancadas de chuva, o mato às margens das ruas acaba crescendo muito rápido e, então, mesmo havendo as roçadas constantes, essas não solucionam inteiramente o problema, por isso, pede-se a compreensão dos munícipes e que, sempre que acharem necessário, entre em contato com a Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos pelo telefone 3291 1118 ou, ainda, via Ouvidoria Municipal pelo site (para reclamações/denúncias e etc).

Esta semana as equipes de limpeza pública estão trabalhando no bairro Progresso, Industrial e, em seguida, vão realizar a roçada da vegetação no Michelon.

O secretário da pasta, Vinicius Capeletti, reforça que há grande empenho da administração pública para manter em dia a limpeza das ruas e destaca, ainda, que todas as praças públicas dos bairros estão com a manutenção em dia e que, ainda no setor de serviços públicos, um importante trabalho foi realizado nos últimos meses para que a iluminação pública estivesse em pleno funcionamento, tendo atendido a todas as solicitações de troca de lâmpada.