• Lattualita

    ESPORTES

    AMSM realiza Festival Esportivo para conclusão do segundo ano do Projeto Crescimento na Escola

    300 alunos de 8 a 15 anos da rede pública de ensino de São Marcos já foram beneficiados com projeto da AMSM. Modalidades esportivas praticadas são vôlei, futsal, basquete, handebol e taekwondo

    2 anos atrás

No próximo dia 4 de março, a Associação dos Motoristas São-Marquenses realizará mais uma edição do Festival Esportivo, que marca o encerramento de mais um período do Projeto Crescimento na Escola – Ano 2. O evento acontecerá a partir das 14 horas, no ginásio 1 do clube, com a participação dos alunos que integram o projeto.

Conforme detalha o coordenador de Esportes da AMSM, Carlos Eduardo Berbigier de Rosso, em 2019 o Projeto Crescimento da AMSM iniciou uma parceria com as escolas públicas do município para realizar trabalhos com esportes coletivos dentro das próprias escolas, no turno contrário ao das aulas normais. A iniciativa precisou ser interrompida devido à pandemia da covid-19, contudo o primeiro ano do projeto foi concluído e, o segundo ano, iniciado em 2022, terá o seu encerramento no próximo mês de março. Segundo revela Cadu, neste período, o Projeto Crescimento na Escola já absorveu mais de 300 alunos de 8 a 15 anos da rede pública de ensino.

Alunos de 8 a 15 anos de 6 escolas de São Marcos integram o Projeto Crescimento na Escola Ano 2

As escolas Dom José Barea, Ruy Henrique Nicoletti, Francisco Doncatto, Maranhão, Antônio Pessini e Monteiro Lobato integram o Projeto Crescimento na Escola. As aulas são realizadas uma vez por semana, sendo ministradas pelos professores da AMSM, em horário e dia determinados junto à diretoria das escolas. As modalidades esportivas praticadas são vôlei, futsal, basquete, handebol e taekwondo.

Vôlei, futsal, basquete, handebol e taekwondo são modalidades esportivas contempladas no projeto

Iniciativa tem patrocínio da empresa J. Marcon e é financiada pela Lei de Incentivo ao Esporte

A iniciativa é patrocinada pela empresa são-marquense J. Marcon e financiada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Pró-Esporte RS-LIE (Lei de Incentivo ao Esporte). “Com esse aporte financeiro conseguimos disponibilizar e levar às escolas toda a estrutura de trabalho que temos na AMSM, desde materiais de qualidade até a metodologia de trabalho desenvolvida por nossos professores. Cada aluno participante do Projeto Crescimento na Escola recebe calção, camiseta, moletom e uma sacola porta-materiais, um material completo de treino para poder realizar as atividades de forma igualitária, garantindo, assim, uma integração completa através do esporte”, assinala Cadu de Rosso.

‘Projeto foi pensado justamente para facilitar a inclusão das crianças e adolescentes ao esporte’

O coordenador de Esportes da AMSM exalta a adesão e o interesse dos alunos ao Projeto Crescimento na Escola. “Esse projeto foi pensado justamente para facilitar a inclusão das crianças e adolescentes ao esporte, uma vez que realizamos dentro da própria escola do aluno, facilitando, para muitos, o deslocamento até as aulas. Tivemos muita adesão e interesse, funcionando muito bem a dinâmica de atividades e novidades que os professores iam levando durante o período do projeto. Como os alunos nunca sabiam a modalidade que iria ser trabalhada no dia, tiveram a oportunidade de experimentar um pouco de cada dos quatro principais esportes coletivos realizados no Brasil (vôlei, futsal, basquete e handebol), garantindo assim o interesse de todos”, destaca Cadu de Rosso.