• Lattualita

    GERAL

    Speakeasy Escola de Idiomas realiza evento especial para entrega de certificados das turmas de nível B2 de 2022

    Nos dias 28 de novembro e 7 de dezembro, em eventos realizados na agência Sicredi, na Avenida Venâncio Aires, pais e familiares assistiram apresentações orais em inglês dos alunos da Speakeasy do nível intermediário superior

    2 anos atrás

A Speakeasy Escola de Idiomas realizou um evento diferente para a entrega de certificados das turmas de nível B2 de 2022. Os pais e familiares foram convidados para assistir a um “talk”, onde os alunos fizeram uma apresentação oral em inglês de um tema de sua escolha. As apresentações aconteceram na sala de reuniões da agência Sicredi, na Avenida Venâncio Aires, nos últimos dias 28 de novembro e 7 de dezembro.

22 adolescentes, entre 14 e 18 anos, concluíram o nível B2 de inglês na Speakeasy

Neste ano, 22 adolescentes, entre 14 e 18 anos, distribuídos em 3 turmas na Speakeasy, concluíram o nível B2, considerado o nível intermediário superior. “Muitos destes alunos percorreram um caminho na Speakeasy desde o curso Pequenos Bilíngues, onde iniciam os estudos de inglês ainda antes da alfabetização, com 3 ou 4 anos. Passaram pelo curso Kids e chegaram ao final do curso para adolescentes. Este último utiliza um material da editora Cengage, em parceria com a National Geographic Learning, e prepara o aluno para apresentações orais em diversas áreas de conhecimento”, informa a sócia-proprietária da Speakeasy Sandra Scodro.

Thiago Fachin Rech apresentou o tema “Linha do tempo do Sport Clube Internacional”

‘Neste nível os estudantes podem agir de forma independente em inglês em uma variedade de ambientes acadêmicos e profissionais’

Para apresentações, alunos fizeram pesquisas de assuntos escolhidos por eles

Conforme explica a sócia-proprietária da Speakeasy, Mônica Scodro Santos, “o nível B2 é o quarto nível de inglês no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas  (Common European Framework of Reference – CEFR), uma definição de diferentes níveis de línguas escrita pelo Conselho Europeu”. “Na linguagem coloquial, este nível pode ser descrito como ‘confiante’, como quem diz ‘Eu falo inglês com confiança’. A descrição oficial do nível no CEFR é ‘intermediário superior’. Neste nível os estudantes podem agir de forma independente em inglês em uma variedade de ambientes acadêmicos e profissionais. São independentes quanto ao uso do idioma, podem compreender desde ideias principais de textos mais complexos sobre tópicos concretos e abstratos até discussões técnicas sobre sua área de especialidade. Além disso, a partir daí o estudante começa a conseguir se comunicar com espontaneidade com falantes nativos sem que haja uma tensão durante o diálogo. Costumamos chamar de ‘usuário independente de idioma'”, detalha Mônica.

Marina Rizzon falou sobre “Espaço, Tempo e Relatividade Geral” em sua apresentação

‘Pensamos em fazer de um jeito em que os pais também pudessem assistir a estas apresentações e, como nós, ficarem muito orgulhosos de seus filhos’

Pais e familiares assistiram apresentações dos alunos nos dias 28 de novembro e 7 de dezembro

Conforme destaca, todos os alunos, ao atingirem este nível de conhecimento, fazem uma prova que inclui as 4 habilidades de comunicação no inglês: Listening, Speaking, Reading e Writing. “Essas habilidades linguísticas são como os pilares para a compreensão de qualquer idioma. Esta prova é realizada para certificar o nível. Na Speakeasy, além desta prova, sempre temos uma apresentação final que acontece para a turma e professores e os alunos recebem seus certificados no jantar de encerramento do semestre. Neste ano pensamos em fazer de um jeito em que os pais também pudessem assistir a estas apresentações e, como nós, ficarem muito orgulhosos de seus filhos”, assinala Mônica Scodro.

Verônica Brugalli Borghetti abordou o tema “Inovação na Tecnologia”

A sócia-proprietária da Speakeasy salienta que “os pais, familiares, ou às vezes um padrinho ou tio, que foram os incentivadores do curso de inglês, sentem-se realizados ao perceber a desenvoltura do seu familiar no idioma que está aprendendo”. “É uma forma de perceber que o seu investimento valeu a pena. Nós da Speakeasy percebemos a evolução de nossos alunos diariamente, pois realizamos atividades que proporcionam o uso do idioma. Para os familiares, esta evolução não é tão perceptível, pois o idioma não faz parte da comunicação diária. Não são todos que têm oportunidades de viagens ao exterior ou que observam que seus filhos assistem vídeos, séries e filmes no idioma inglês. Então este momento é surpreendente para muitos”, aponta Mônica Scodro.

‘Todos se prepararam, enfrentaram o desafio e o resultado foi a apresentação de trabalhos incríveis’

Formandos no nível B2 receberam certificados após apresentação de trabalhos

Conforme informa, os tópicos das apresentações dos formandos no nível B2 foram variados, os próprios alunos escolheram os temas de seu interesse e fizeram suas pesquisas. “Acreditamos que quando você fala de um tema que gosta, o trabalho fica mais prazeroso e mais fácil.  Ainda assim, para muitos o desafio de apresentar em público é grande e intimida. Ficamos muito satisfeitas enquanto escola com os resultados obtidos pelos nossos alunos no teste de habilidades e com seus desempenhos nas apresentações. Podemos dizer que todos se prepararam, enfrentaram o desafio e o resultado foi a apresentação de trabalhos incríveis”, exalta Mônica Scodro.

Mel Ferreira abordou o tema “A Revolução Francesa”

Conforme detalha a sócia-proprietária da Speakeasy, Sandra Scodro, os temas abordados pelos alunos incluíram “desde a paixão por futebol, arte e música, passando pela psicologia das cores, a importância dos pets no alívio de sintomas da ansiedade, até a teoria da relatividade de Newton, inovação e tecnologia e uma retrospectiva histórica da Revolução Francesa”. O tempo de apresentação poderia variar de 3 a 10 minutos, e a ordem das apresentações foi por sorteio.

Vinícius Leonardelli falou sobre “A História da Banda Queen”

‘Estes alunos hoje são usuários independentes de uma língua estrangeira’

Celina Binotti Vanás abordou a Música Popular Brasileira em sua apresentação

Mônica Scodro comenta sobre o feedback positivo das apresentações dos formandos do nível B2. “Ficamos muito satisfeitas com a forma como o evento transcorreu, as professoras que orientaram os alunos para este trabalho também se realizaram com o momento das apresentações. As famílias nos comunicaram que gostaram de ver o desempenho de seus filhos falando e apresentando em inglês, com certeza uma habilidade muito necessária para os dias atuais”, ressalta Mônica. Conforme salienta, o nível B2 não é o fim do conhecimento da língua inglesa. “O conhecimento de uma língua é medido até o nível C2. Estes alunos hoje são usuários independentes de uma língua estrangeira. Devem sentir-se empoderados com esta conquista.  Mas reforçamos a eles que continuem praticando, porque, como qualquer coisa que aprendemos, se não praticarmos, acabamos por esquecer”, observa Mônica Scodro.

Speakeasy oferece cursos para além do nível B2

Sandra Scodro acrescenta que a Speakeasy Escola de Idiomas também oferece cursos de nível C1 com materiais autênticos e foco nas habilidades comunicativas para o século 21. “Oferecemos também cursos preparatórios para Exames Internacionais como TOEFL e Cambridge. Temos o Speaking Club para aqueles que desejam focar apenas na conversação e um curso livre que utiliza filmes e séries para o aprendizado de expressões e desenvolvimento de habilidades de comunicação”, detalha Sandra.

Ela também destaca a “relação de confiança e de muito cuidado” da Speakeasy Escola de Idiomas com os seus alunos. “Procuramos respeitar o jeito e o andar de cada um, e nos preocupamos, não só com o que acontece dentro da Speakeasy, mas com a pessoa em que cada um de nossos alunos está se transformando. Nós assistimos quase que uma metamorfose acontecendo com cada um, porque, se o conhecimento transforma, depois destes anos na Speakeasy, com certeza nossos alunos saem transformados, capazes de se comunicar em inglês”, observa Sandra Scodro.

Turma da teacher Ana Lara Lessa Gozzi apresentou trabalhos no dia 28 de novembro

A turma da teacher Ana Lara Lessa Gozzi (professora de inglês da Speakeasy da turma de Impact 4 do vespertino) se apresentou no dia 28 de novembro e incluiu os seguintes alunos, com as respectivas apresentações:

1º – Thalles Zatta Medeiros com o título Pirates and their Origins. Piratas e suas Origens.

2º – Marina Rizzon – com o título Space Time and General Relativity – Espaço, Tempo e Relatividade Geral

3ª – Thiago Fachin RechTimeline of Sport Club Internacional. Linha do tempo do Sport Clube Internacional.

4º – Jean Carlos FongaroLamborghini  –  Lamborghini

5º – Flávia RizzoHow Music Can Influence People’s Daily Lives – Como a Música pode influenciar a vida diária das pessoas.

6º – Verônica Brugalli BorghettiTechnology Innovation – Inovação na Technologia

7º – Beatriz Catafesta Marcante –  Alzheimer– Alzheimer

8º – Maria Cristina Scodro MichelonVolleyball – Volleyball

9º – Ana Clara Danieli FongaroColor Psychology – Psicologia das Cores

10º – Gustavo Tomiello MiottoNorth Korea – Coréia do Norte

11º – Luiza Maria Caregnato ColodaEiffel Tower – Torre Eiffel

A teacher Ana Lara Lessa Gozzi destaca que “ficou muito feliz e satisfeita com a produção de seus alunos, e por perceber o quanto evoluíram neste ano”.

Turma da teacher Fernanda Buzin apresentou trabalhos no último dia 7 de dezembro

As turmas da teacher Fernanda Buzin (professora de inglês da Speakeasy, da turma Impact 4 da manhã e da tarde) se apresentaram no dia 7 de dezembro e incluíram os seguintes alunos com as respectivas apresentações:

1º – Kamilli Fabro com o título The Problems That The Consumption Of Animal Protein Brings To Health And The Planet – Os Problemas Que O Consume De Proteína Animal Traem Para A Saúde E Para O Planeta

2º – Celina Binotti Vanás – MPB – Brazilian Popular Music – MPB – Música Popular Brasileira

3ª – Joana Susin Zardo –  How Music Affects Our Brain – Como A Música Afeta Nosso Cérebro

4º – Ana Vitória Doncatto – The Artistic Life of Van Gogh – A Vida artística de Van Gogh

5º – Vinícius LeonardelliQueen History – A História da Banda Queen

6º – Eduarda Borges VieiraHow Pets can Help with Anxiety – Como os Animais De Estimação Podem Ajudar Com A Ansiedade

7º – Mel Ferreira – The French Revolution – A Revolução Francesa

8º – Lívia Ballardin Sotoriva – The Weeknd –The Weeknd

9º – Amanda Golçalves Michelon – Pushing Ourselves – Ultrapassando Nossos Limites

10º – Isabelle Boff – Amy Purdy – A vida de Amy Purdy

11º – Guilenya Roegelin Posso – Importance of Vaccines – A Importância das Vacinas

Fernanda Buzin comenta sobre o trabalho realizado com as turmas, destacando “a honra de conduzir os alunos desde pequenos até este momento e perceber que tão jovens já são tão capazes”. “Sabemos que este conhecimento pode ser fator decisivo em vários momentos de suas vidas tanto pessoalmente quanto profissionalmente no futuro”, pontua Fernanda Buzin.