• Lattualita

    GERAL

    Alunos da Speakeasy Escola de Idiomas participarão de programa de imersão Snow Valley, em São Joaquim (SC)

    Imersão acontecerá de 2 a 4 de setembro, com participação de 29 alunos da Speakeasy. Programa de imersão tem como principal objetivo motivar os alunos a falarem em inglês em um ambiente adaptado para essa finalidade, o Park Snow Valley

    2 anos atrás

    Imersão da Speakeasy no Snow Valley realizada em 2011 (Foto arquivo)

Entre os próximos dias 2 e 4 de setembro, a Speakeasy Escola de Idiomas, de São Marcos, participará da Imersão in Snow Valley, na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina. O programa de imersão de inglês tem como principal objetivo motivar os alunos a falarem em inglês em um ambiente adaptado para essa finalidade, o Park Snow Valley. A sócia-proprietária da Speakeasy, Mônica Scodro Santos, informa que alunos de 12 até 45 anos participarão da experiência. “A maioria dos alunos que vão participar desta imersão tem entre 15 e 16 anos, alguns iniciaram no inglês com 7 ou 8 anos, fizeram o curso Kids, e hoje estão fazendo curso para adolescentes, que é o Impact. Mas temos muitos também de 12 e 13 anos. O que possibilita que esses mais jovens possam participar é que todos eles iniciaram o curso aqui na Speakeasy ainda crianças. E o curso que nós oferecemos para as crianças a partir de 7 anos prepara muito o aluno, tanto para realizar uma prova internacional, quanto para ‘se virar’ com o inglês”, assinala Mônica.

Conforme salienta, os cursos da Speakeasy são todos focados em 4 habilidades: estrutura e funções linguísticas, escrita, audição e fala. “Então os alunos têm sempre as 4 habilidades andando juntas. Isso dá muito suporte para eles poderam já tão jovens se comunicarem com confiança e participarem de um programa de imersão. Até em outros momentos que nós participamos dessa imersão no Snow Valley, a própria organização do evento observou que são alunos bem jovens, mas que já são bons no inglês”, destaca Mônica Scodro.

Imersão da Speakeasy no Snow Valley realizada em 2011 (Foto arquivo)
Imersão da Speakeasy no Snow Valley realizada em 2011 (Foto arquivo)

Conforme relembra, a primeira imersão da Speakeasy foi no Grande Hotel, em Canela, em 2001, em parceria com a Escola Topmaster, de Caxias do Sul. “Já em 2011, fizemos a primeira imersão para o Snow Valley, em São Joaquim, também em parceria com a Topmaster, e 24 alunos participaram. Em abril de 2013, a Speakeasy foi novamente para o Snow Valley com 20 alunos participantes”, comenta Mônica. Conforme informa, na Imersão in Snow Valley de 2022, serão 29 alunos e 4 professores da Speakeasy.

‘O aluno não se dá conta de que ele está falando uma outra língua, ele já se insere, imerge no idioma’

Imersão da Speakeasy no Park Snow Valley em 2013

Mônica Scodro exalta os benefícios do programa de imersão de inglês para os alunos participantes. “A imersão é muito interessante, porque o aluno não se dá conta de que ele está falando uma outra língua, ele já se insere, imerge no idioma. Em nenhum momento é falado português, desde a recepção no parque, então ele já se sente em um outro ambiente. É bem importante essa parte de tirar o aluno da sala de aula. Ele vai se concentrar e manter o foco em outras atividades que ele vai estar experienciando, em que o inglês vem para ajudar, e vai colocar em prática aquilo que ele aprendeu em sala de aula. A nossa proposta é disponibilizar uma imersão onde o conhecimento do idioma deve ser aplicado naturalmente, em meio a atividades divertidas, informais, onde a ansiedade e a timidez são reprimidas e a conversação vai acontecendo naturalmente”, assinala Mônica Scodro.

Conforme ressalta, os alunos são sempre acompanhados pela direção e professores da Speakeasy, mas o programa também oferece instrutores. “É importante que tenha instrutores diferentes, porque eles nunca ouviram esses instrutores falando português, então essa é a parte bem de imersão. Mas nós da Speakeasy procuramos sempre, desde o momento em que se embarca no ônibus, da saída daqui de São Marcos, já trocar o idioma. Então durante a viagem também só se fala inglês no ônibus e  preparamos algumas atividades divertidas para o pessoal ir entrando no ritmo”, informa Mônica Scodro.

Park Snow Valley, em São Joaquim (SC), foi fundado em 1965

Alunos da Speakeasy durante atividade de imersão no parque Snow Valley

Inspirado nos modelos dos Parques Nacionais Norte Americanos, o Snow Valley foi planejado desde 1962 e fundado em 1965, pelo americano Edgar Leland Butterfield, como um Parque Ecológico para exploração turística. Vindo com sua família da cidade montanhosa de Durango, na região do Colorado, ele encontrou em São Joaquim, na Serra Catarinense, as paisagens e o clima perfeitos para estabelecer uma nova etapa de sua vida. Edgar encantou-se com o cenário formado pelas nevascas, que cobriam de branco as gigantes e imponentes araucárias, e decidiu empreender no ramo turístico, criando o Snow Valley. Inicialmente, abriu as trilhas, construiu uma ponte pênsil e as primeiras cabanas. Alguns anos mais tarde, criou o Programa de Imersão na língua inglesa, com o tema ‘’Aprenda Inglês enquanto se diverte’’, que, desde então, recebe a cada ano milhares de estudantes e professores de várias partes do Brasil.

O parque encerrou suas atividades no início da década de 70 e retomou seu funcionamento no início dos anos 90, em um novo local, muito próximo ao inicial, onde permanece até hoje, no vértice de um vale a 1.450 metros de altitude com uma vista fantástica. Edgar Leland Butterfield foi um desbravador no turismo na região e é reconhecido como um ícone no fomento ao desenvolvimento turístico da Serra Catarinense.

‘Cultura americana está presente em todos os aspectos, desde o estilo da construção às atividades que são feitas’

Conforme explica Mônica Scodro, o parque Snow Valley é uma propriedade rural, que conta com uma “Tin House” e trilha sensorial. “A Tin House seria uma casa de lata, que servia de depósito, e esse local eles transformaram então numa cantina, é um restaurante onde são servidas as refeições tipicamente americanas. A cultura americana está presente em todos os aspectos, desde o estilo da construção até as atividades que são feitas. E a trilha sensorial é onde todos os sentidos são estimulados. É um local maravilhoso. É feita através de uma trilha de xaxins gigantes, tem cachoeiras, e eles explicam sobre a natureza, a idade dessas plantas, os fungos que estão nessas árvores, tudo isso é explicado em inglês. E estimula os sentidos de ver, ouvir e tocar”, detalha Mônica Scodro.

Arvorismo é uma das atividades realizadas pelos alunos durante imersão

A sócia-proprietária da Speakeasy revela outras atividades programadas para a imersão no parque Snow Valley nos próximos dias 2, 3 e 4 de setembro. “Muitas atividades são de aventura. Temos a tirolesa, que é bem longa, e é uma parte onde o aluno tem que confiar no instrutor e se soltar. Outra atividade é o arvorismo, são vários níveis de dificuldade, onde os participantes são desafiados a deixar os seus medos pra trás e caminhar lá nas alturas, com vários obstáculos. As caminhadas exigem bastante equilíbrio. Teremos contação de histórias ao redor de uma fogueira e vamos comer marshmallows feitos na fogueira. Os alunos também vão aprender a fazer uma verdadeira panqueca americana. E no nosso roteiro tem um desafio do hamburguer, que não sei exatamente como é, vai ser surpresa”, conta Monica Scodro.

‘São apenas algumas horas, um período curto, mas que dá muita oportunidade de crescimento para o aluno’

Conforme acrescenta, também haverá trilha noturna com contação de histórias de terror, esportes americanos, arco e flecha, passeio com ônibus escolar estilo americano e com quadriciclo. “E, em meio de tudo isso, toda a desconcentração que um lugar desses nos oferece. Acredito também que vão fazer alguma atividade que vai exigir disciplina. Normalmente o aluno que se destaca, evolui mais nesse período, recebe um prêmio. É feito uma comemoração, porque são apenas alguns dias, um período curto, mas que dá muita oportunidade de crescimento para o aluno!”, pontua Monica Scodro.