• Lattualita

    POLíTICA

    Vereadora são-marquense Carla Dal Zotto é pré-candidata a deputada estadual

    Pré-candidatura da são-marquense foi oficializada no último domingo, 31 de julho, em convenção do PTB na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

    2 anos atrás

No último domingo, dia 31 de julho, durante convenção na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a vereadora são-marquense Carla Elisa Dal Zotto, do PTB, oficializou a sua pré-candidatura a deputada estadual no próximo pleito eleitoral. Após a homologação da pré-candidatura, Carla já participou do sorteio do número com o qual irá concorrer nas eleições do próximo mês de outubro.

Carla Dal Zotto com senador Luis Carlos Heinze durante convenção em Porto Alegre no dia 31

Conforme detalha o presidente do PTB de São Marcos, Luis Carlos Susin, o movimento do partido para lançar um candidato a deputado estadual iniciou ainda em dezembro de 2021. “Fizemos uma reunião lá em dezembro e eu sugeri que nós do PTB de São Marcos colocássemos alguém para concorrer a deputado estadual. Entre as pessoas que eu citei que poderiam concorrer, que teriam uma causa na mão, estavam o Edejaime Cioato, Humildes Rizzon, Elemara Borghetti, Alciones Daros (Tchony) e a Carla Dal Zotto. Falei na reunião e depois, antes de definir quem seria, convidei todos para conversar. E daí a Carla se prontificou a aceitar a concorrer, na quinta-feira (28 de julho) da semana passada”, conta Luis Carlos Susin.

‘Candidatura coloca São Marcos na mídia’

Conforme detalha Susin, na reunião realizada pelo PTB de São Marcos também esteve presente o presidente estadual do PTB Edir de Oliveira. “Ele veio para fazer o convite direto para a Carla concorrer. E citou quais são as vantagens que nós teriamos, São Marcos e região, tendo um candidato a deputado estadual, e se ela se eleger muito mais. Mas, mesmo não se elegendo, isso coloca São Marcos na mídia. O candidato a deputado estadual tem espaço na TV (na propaganda eleitoral). E São Marcos teria mais visibilidade no sentido de ganhar mais ajuda, mais auxílio do governo do Estado, porque colocou o nome de alguém à disposição. Por tudo isso nós chegamos à conclusão de que nós deveríamos colocar esse candidato”, assinala Luis Carlos Susin.

Conforme informa, após ser homologada como pré-candidata a deputada estadual, Carla Dal Zotto encaminhou documentação para registro no TRE. “Porque ninguém é candidato sem passar por todo o trâmite do TRE. Mas, como ela é vereadora também, não vai ter nenhum problema”, pontua Luis Carlos Susin. Esta é a segunda vez que o PTB de São Marcos aposta em um candidato a deputado estadual. Em 2018 Tchony concorreu pelo partido a um cargo na Câmara dos Deputados.

“Foi uma proposta nova, de grande responsabilidade”

A vereadora Carla Dal Zotto, 55 anos, é divorciada, tem uma filha e dois netos. Conforme revela, ela nunca havia pensado em concorrer a deputada estadual. “Foi uma proposta nova, de grande responsabilidade, maior do que vereadora, e me deixou um pouco assustada, pois é uma coisa nova para mim. Eu aceitei para apoiar a reestruturação do partido, para dar mais ênfase e apoio a questão animal, porque saúde animal, meio ambiente e saúde humana são interdependentes, elas precisam andar juntas”, assinala Carla Dal Zotto.

Conforme salienta, se eleita, também atuará em prol de outras questões importantes para São Marcos. “Também ajudar São Marcos na questão da indústria, do comércio, do empreendedorismo, saúde mental, saúde de idosos, pessoas com necessidades especiais, enfim, diversas questões”, destaca Carla. Conforme informa, nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, ela irá a Porto Alegre gravar vídeo para TV e áudio para rádio, que serão veiculados a partir do dia 16 de agosto, data de início da campanha eleitoral.