• Lattualita

    DESTAQUE

    ESPORTES

    São-marquense completa maior prova de Triathlon da América Latina

    Lucas Balardin Sandri, de 27 anos, representou o município em competição que contou com atletas de 34 países. Prova consistia em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida

    2 anos atrás

O triatleta são-marquense Lucas Balardin Sandri, 27 anos, participou, no último dia 29 de maio, da 20ª edição do Ironman Brasil, a maior prova de Triathlon da América Latina. A competição aconteceu na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, e contou com a presença de 1.786 atletas de 34 países. A prova consistia em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, na sequência. Primeiro são-marquense a completar a prova de endurance, Lucas Sandri finalizou o longo trajeto em 10 horas e 46 minutos.

Vibração de Lucas Sandri ao completar a prova do 20ª Ironman Brasil em 10 h e 46 min

Em sua categoria, de 25-29 anos, o triatleta foi o 30º entre 54 participantes. Já entre os 1.554 homens que participaram da prova, Lucas foi o 577º colocado; e entre os 1.786 atletas de ambos os gêneros, foi o 622º. “Eu fiquei muito feliz com o resultado, porque o principal objetivo era terminar a prova e o segundo era fazer num tempo bacana, e tudo isso se concretizou. Além disso, essa prova simboliza a força de nossos cidadãos (de São Marcos), onde temos muitas pessoas trabalhadoras, empreendedoras e com força de vontade”, assinala Lucas Sandri.

Conforme detalha, a 20ª Ironman Brasil teve condições climáticas adversas, como chuva constante, vento e temperatura baixa, o que dificultou ainda mais o desafio. “A maratona, na parte final da prova, estava alagada em muitos pontos. Muitos atletas tiveram hipotermia e desidratação durante e no final da prova. Acredito que esse tenha sido o ano com maior desistência”, comenta o triatleta.

‘Desde fevereiro de 2021 estava me preparando para alcançar esse sonho’

Ironman foi 5ª prova realizada pelo triatleta são-marquense desde outubro de 2021

Lucas Sandri começou a treinar para o triathlon em fevereiro de 2021 e fez sua estreia em uma competição no Campeonato Estadual de Triathlon, em outubro, no município de Osório (RS). Desde então, já participou de mais 3 provas, incluindo o Challenge Florianópolis 2021, realizado em dezembro. Contudo, participar de uma das provas de maior distância dentro do triathlon, que é a Ironman, era o seu objetivo desde o início. “Desde fevereiro de 2021 estava me preparando para alcançar esse sonho e, quando começamos a dar os primeiros passos, transformamos o nosso sonho em uma meta. No começo parecia algo muito distante, passam mil pensamentos em nossa cabeça, muitos deles querendo nos desestimular, nos sabotar, pois é um compromisso diário que você estabelece. Nem sempre estamos afim de treinar e normalmente não nos damos bem nas três modalidades (natação, ciclismo e corrida), sempre tem uma modalidade que gostamos mais ou evoluímos mais rápido. É você contra você mesmo diariamente. Mesmo que você tenha aptidão nos esportes, esse processo não é simples, tem muito trabalho a se fazer”, salienta Lucas.

O triatleta são-marquense destaca o apoio recebido durante todos os meses de preparação para a prova. “No meio desse processo contei com muitas pessoas para completar esse desafio, como a minha família, treinadores, nutricionista, namorada, colegas de treinos, mecânicos de bike, enfim, muita gente envolvida. Só tenho a agradecer a todos! E fica o convite para quem quiser iniciar nesse esporte que é muito divertido e desafiador ao mesmo tempo”, pontua Lucas Balardin Sandri.