Em sua definição “PURA”, meritocracia é o processo de alavancamento profissional e social em consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.

O que podemos entender com isso em nosso dia a dia, que o mercado, o sistema recompensa quem apresenta os melhores resultados, quem tem as melhores ideias, as melhores produções, e recompensa como? Com melhores salários, com promoções a cargos superiores.

A meritocracia nas empresas é fundamental pois é uma forma de motivar os funcionários que se dedicam em suas funções em busca de alcançar melhores oportunidades como consequência dos méritos apresentados.

Este sistema que nos move e nos motiva para conseguirmos adquirir nossos bens de consumo e bens duráveis, nossa casa, nosso carro. É o que nos motiva a trabalhar ainda mais com dedicação. Que graça teria se todos ganhássemos a mesma coisa? Que diferença faria nos dedicarmos mais para uma conquista? Vamos mais longe: por que um laboratório promoveria a criação de uma vacina? Por que alguém seria tão regrado para disputar uma prova de atletismo?  Se no final quando tivesse alcançado um feito memorável tivesse que dividir com todos? SEMPRE, o que moveu a economia foi a meritocracia, o valor do reconhecimento, caso contrário, porque se preocupar em ser o melhor dentro de sua Empresa ou segmento?

A oposição tenta fazer do capitalismo um monstro, mas qual seria a melhor forma de valorizar e incentivar as pessoas a construírem seu patrimônio, gerarem renda por meio de seu trabalho, adquirirem sua propriedade privada? Através do capitalismo com liberdade de iniciativa…MERITOCRACIA.

Vale ressaltar que estamos falando em crescimento idôneo, bem distante de influências políticas, apadrinhamentos, propinas ou atividades ilícitas. Queremos realçar a promoção e valorização a meios e canais justos, de dedicação, inspiração, estudo e trabalho. Estamos falando aqui em esforço pessoal.

Alguns sociólogos, filósofos e intelectuais ignoram a meritocracia como um sistema justo pois, segundo eles, a ascensão profissional não depende exclusivamente do esforço individual, mas também das oportunidades de cada indivíduo ao longo da vida. Porém, obviamente, não se deve generalizar, pois não adianta ter grandes oportunidades na vida, caso não haja o mínimo esforço e vontade para aproveitá-las.

Portanto, empenhe-se, dedique-se, inspire-se, seu talento e dedicação farão a diferença em sua vida, a forma como você desempenha seu trabalho, suas interações nas ocorrências e adversidades do dia a dia farão a diferença para que sua jornada seja bem-sucedida!