-
COLUNISTAS
Rodrigo Michelon - rodrigo.michelon@rodocell.com.br
Comprometimento
Leia artigo de Rodrigo Michelon, empresário do setor de transporte
3 anos atrás
Ao longo dos anos, nota-se a grande mudança nas práticas comerciais. Há 10 anos, mantinha-se uma relação muito próxima com todos os clientes, as pessoas estavam disponíveis para conversar, para uma reunião presencial, receptivas para ouvir a opinião do outro, sem preconceitos e abertas a sugestões.
Com o passar do tempo, e, diga-se de passagem, nem tanto tempo assim, as pessoas que assumiram as cadeiras comerciais nas corporações, vindas de universidades, cursos de MBA, formações acadêmicas das mais variadas, criaram certo comportamento deagirem como se aformação teórica se sobressaísse à prática, quando se sabe que elas precisam andar juntas, pois são complementares. Assim, alguns indivíduos adotaram uma postura muito mais fechada, sem receber seus fornecedores – o que, segundo o mercado, é uma estratégia de negociação para mostrar quem está no comando –, mas sem ouvir e ter a humildade de aceitar sugestões de boas práticas para a própria operação, sugestões essas que, na maioria das vezes, só se consegue com tempo de experiência no negócio, tempo de empresa, tempo de mercado.
Muito se comenta em palestras e cursos sobre o comprometimento da juventude, permeado pelo imediatismo; sem generalizarmos, esta nova geração quer resultados rápidos e, se não os alcança, se frustra e parte para um novo projeto. Vemos pessoas que colecionam empregos, têm o maior prazer em ter um currículo com inúmeras passagens por cargos e empresas sem agregar, de fato, EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS nos lugares pelos quais passam.
Administrar um negócio requer disciplina, persistência, resiliência, humildade para ouvir a todos e só depois, com todas as opções pesadas, tomar a melhor decisão; é necessário fazer com que as pessoas se sintam pertencentes ao processo, tornando o ambiente mais seguro e, desta forma, sem medo, todos podem se doar mais, e, quando isso acontece… a empresa, na maioria das vezes, reconhece esse esforço e valoriza o profissional.
Tanto se noticia sobre desemprego no Brasil, que isso é um dado muito preocupante e desesperador para a população, porém há alternativas, como, por exemplo, os jovens poderiam aproveitar a oportunidade de ingresso nas empresas pelo Programa Menor Aprendiz, para mostrar seu potencial, fazendo o seu melhor.
Com certeza, sempre tem alguém vendo o seu trabalho e pronto a lhe dar uma oportunidade. Seu sucesso depende, além do seu conhecimento teórico e da experiência prática, de suas atitudes e postura, DO SEU COMPROMETIMENTO!