-
GERAL
CIC São Marcos lança projeto de cartas que serão guardadas em cápsula do tempo por 50 anos
Objetivo da iniciativa é retratar sociedade, cultura, economia e demais informações da atualidade. 400 formulários serão distribuídos para a comunidade
3 anos atrás
A CIC São Marcos está realizando o projeto “Cápsula do Tempo”, que vai reunir cartas com depoimentos ou declarações de diversas pessoas da comunidade e guardá-las em uma urna, devidamente lacrada. Esta cápsula deverá ser aberta daqui a 50 anos, mais precisamente no ano de 2071. De acordo com a Comissão Pró 50 anos da CIC, o objetivo da iniciativa é “retratar nossa época, nossa sociedade, nossa cultura, nossa economia e demais informações a partir da experiência e atividade de cada um”. A critério de cada participante, poderão ser utilizadas até duas folhas, sendo as mesmas disponibilizadas pela CIC.
De acordo com o presidente da CIC São Marcos, Dorival Perozzo, cerca de 400 formulários serão distribuídos para serem preenchidos pela comunidade. “Sorteamos alguns professores, algumas escolas, advogados, médicos, associados da CIC dos setores da indústria, do comércio, serviços e agropecuária. E também vamos pedir para essas pessoas entregarem um formulário para algum de seus funcionários preencher. Estamos procurando atingir todas as camadas da sociedade, desde a dona de casa até a faxineira, o trabalhador. E outras pessoas que gostariam de participar, podem entrar em contato com a CIC”, informa Dorival Perozzo.
‘A pessoa pode imaginar o que gostaria de escrever para alguém lá no futuro’
Conforme explica, as pessoas terão total liberdade sobre o que escreverão nas cartas. “Esperamos que a pessoa fale sobre economia, política, desenvolvimento social, se quiser mencionar alguma coisa da nossa entidade, ótimo, mas não há necessidade. A pessoa pode imaginar o que gostaria de escrever para alguém lá no futuro, uma previsão, uma crítica, uma sugestão, aquilo que você acha que não está sendo feito certo hoje em dia. Tem liberdade total para escrever o quanto quiser, limitando-se às duas folhas”, detalha Dorival.
Ao serem entregues na CIC São Marcos ou nos demais locais autorizados (Comseg Comunicação e Segurança, Rodoviária de São Marcos, Agência Sicredi Venâncio Aires e Essencial Intimytà), as cartas deverão estar acondicionadas no envelope específico e devidamente lacrado, entregue junto com os formulários. “Vamos guardar as cartas e depois trabalhar no processo de armazenação na urna, para tirar o oxigênio e evitar a deteriorização”, revela Dorival Perozzo. Conforme antecipa, a urna da cápsula do tempo deverá ser lacrada e permanecerá no novo prédio da CIC, na Avenida Venâncio Aires. O ato será realizado durante a inauguração do prédio, que deve ocorrer até o final deste ano.